Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Decreto de Fechamento | Ordem dos Frades Menores

    

DOM GABRIEL SOUZA CARDEAL GIOVANELLI
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA 
CARDEAL-PRESBÍTERO DI SANCTA LUCIA
CONGREGATIONIS PRAEFECTUS DI ORDINE RELIGIOSIS

04 de Outubro de 2022

A todos que lerem este DECRETO
em especial aos incardinados à Ordem dos Frades Menores
7copiosas bênçãos apostólicas por parte de Deus, nosso Pai.

    “𝔄 comunidade religiosa, em sua estrutura, em suas motivações, em seus valores qualificantes, torna publicamente visível e continuamente perceptível o dom da fraternidade feito por Cristo a toda a Igreja. Por isso mesmo, ela tem como empenho irrenunciável e como missão: ser e aparecer como uma célula de intensa comunhão fraterna que seja sinal e estímulo para todos os batizados” [1]. O dom da comunhão com a Santa Igreja é essencial para que uma Ordem Religiosa prospere e gere bons frutos no que tange a evangelização virtual, e isso é totalmente previsto nesse documento da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, datado de 1994.
    
    Nossa vida, em um Instituto de Vida Consagrada, é o maior evangelho que membros e pessoas externas observarão. Portanto, a postura de um membro, ainda mais em posição administrativa das ordens, deve ser de comunhão e oração contínua pela unidade dos Cristãos separados da Igreja. Muitos nos preocupou a falta de vocações com este carisma em nosso orbi habbliveano.

 

    Diante disso, o Santo Padre Papa Lúcio e este dicastério, voltaram seus olhos para a Ordem dos Frades Menores (OFM). Notamos uma certafalta de vocações para com a missão evangélica pela qual a ordem foi erguida. Diante das atuais situações, DECRETAMOS o FECHAMENTO da supracitada ordem, que havia como Superior o Ir. Dom Daniel Feitosa Brasch, OFM. 


    Ninguém é suficientemente perfeito, que não possa aprender com o outro e, ninguém é totalmente estruído de valores que não possa ensinar algo ao seu irmão. (São Francisco de Assis). Diante disso, exortamos para que se inspirem na Virgem Maria, nossa corredentora na salvação, a fim de que sempre se inspirem no silêncio e na contemplação, o que santifica muito mais do que acusações vazias e ofensas contra nossos irmãos.  


   𝔓or fim, rogo a Santa Maria, para que continue intercedendo por nossos irmãos que outrora integravam a ordem, para que sigam anunciando o evangelho de Jesus Cristo, até os confins desta terra, iluminadas pelo divino ensinamento do Cristo. 


Datum Romae, die 4 octobris 2022, in memoria liturgica sancti Francisci Assisiensis, sub Pontificatu Summi Pontificis Lvcivs Pp.

Em fraternidade, de seu dileto irmão,

+ Gabriel Souza Card. Giovanelli
  Praefectus Congregationis de Ordinibus Religiosis


ℳℴ𝓃𝓈. ℳ𝒾ℊ𝓊ℯ𝓁 ℋℯ𝓃𝓇𝒾𝓆𝓊ℯ
  Secretarius

____________________________ 

NOTAS

[1] A vida fraterna em comunhão, 2.b, Congregação para os institutos de vida consagrada e sociedades de vida apostólica, 2 de fevereiro de 1994, Roma.