Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Sala de Imprensa da Santa Sé - Boletim Oficial | Nota de Falecimento de Sua Santidade, o Papa Pio I


BOLETIM OFICIAL


10. 09. 2022
______.__._____

NOTA DE FALECIMENTO

Estado da Cidade do Vaticano

   A Santa Sé Apostólica, em nome da Secretaria de Estado do Vaticano, comunica com pesar a todos que a esta lerem, o falecimento do Sumo Pontífice, o Papa Pio I, Bispo de Roma, Chefe de Estado da Cidade do Vaticano.
   O Santo Padre veio a óbito no início da noite às 22h15, deste dia 10 de setembro 2022, no apartamento de seus Aposentos Pontifícios na Cidade Estado do Vaticano em Roma, em decorrência de um mal súbito que o fez retornar para a Casa do Pai.
   O Papa Pio completou 50 anos no dia 29 de Dezembro de 2021, data em que pôde celebrar seu aniversário natalício ao lado do Papa Bento I e, do então Cardeal Montanna; que mais tarde tornara-se o Papa Maximilliano I; onde se obtinha plena comunhão, não apenas com o Santo Padre, mas com todos os irmãos Cardeais e com a Igreja, cumprindo com excelência seu trabalho na Cúria Romana e em seu pastoreio.
   A Secretaria de Estado do Vaticano deve assim declarar nas próximas horas Luto Oficial de 3 dias, conforme o costume, pela morte de Sua Santidade, o Papa Pio, além de comunicar a todos os Cardeais esta triste notícia, para que, também possam se reunir em Roma para o velório, exéquias e se prepararem para o próximo Santo Conclave.
   O velório do Santo Padre, o Papa Pio, está previsto para ter início às 00h do dia 11 de setembro, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Publicaremos ainda hoje o Cronograma Oficial com as informações de Missas pela alma do Santo Padre, como também as informações do velório e horário do sepultamento que irá ocorrer.

   Despedimo-nos entristecidos e enlutados pela partida de nosso amado Pastor e Pai, porém, convictos de sua fé, de seu exemplo e de amor e zelo pela Santa Igreja. Recorremos neste momento a Virgem Maria Santíssima, em sua pia e maternal proteção, para que brilhe para o Sumo Pontífice a Luz Perpétua.

Com os mais sinceros sentimentos e respeitos;


Sala de Imprensa da Santa Sé