Ao assumir a Cátedra de Pedro e cumprindo assim com minha missão de zelar pelo rebanho do Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote, espalhado por todo orbe, volto meu olhar à amada Arquidiocese de São Paulo, no Brasil, para nomear Dom Frei Daniel Leão Braschi, como seu mui digno Pastor.
Ao indicá-lo para tal ofício, saltaram-me as qualidades mui ínclitas de Vossa Excelência Reverendíssima na condução de seu Ministério Presbiteral e Episcopal. Valendo-se da Regra de São Francisco de Assis como ideal de vida, Vossa Excelência nos ensina a colocar em prática na Igreja os valores da paz, da fraternidade e da tal almejada união. Assim sendo, recomendo-lhe frutuoso pastoreio desta porção do povo eleito, para qual fostes designado.
Que estas letras apostólicas sejam apresentadas a toda Arquidiocese e tu, dileto filho, sejas acolhido por todos os residentes desta porção eclesial e com o ardor missionário e franciscano que lhe são próprios, de modo a que possas ir ao encontro das ovelhas perdidas.
A posse canônica deve ser realizada na Igreja Catedral de Nossa Senhora da Assunção e São Paulo Apóstolo, em comunhão com os clérigos incardinados nesta Arquidiocese. Que sejam lavradas 3 atas para arquivarmos uma em nossos documentos, outra na Nunciatura Apostólica e outra na Cúria da Arquidiocese.
Por fim, recomendamos toda a situação
a intercessão da Virgem Maria, a Senhora da Assunção e São Paulo Apóstolo,
padroeiros desta Igreja Particular, que zelarão para que sua Igreja permaneça
unida, como Corpo de Cristo.
Dado e Passado em Roma, junto a São Pedro, aos 23 dias do mês de Setembro de 2022, Ano Mariano, primeiro de nosso Pontificado.