O sacerdote, voltado para o povo e abrindo os braços, saúda-o:
Pres: O Deus da esperança que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco.
Ass: Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo!
O sacerdote diz:
Do alto da cátedra de São Pedro, no contexto do Ano Mariano, incube-nos dar respostas às demandas pastorais e missionárias da Igreja, que tem vocação para a universalidade. A Santa Mãe Igreja tem a necessidade de expandir cada vez mais os seus horizontes, em obediência ao mandato de Nosso Senhor: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16, 15).
Ainda que, na realidade virtual, não hajam barreiras geográficas que nos impeçam de estar próximos uns dos outros a qualquer instante, em razão de sua flexibilidade, grande é a necessidade de organização, desta Sé Apostólica, em campos de atuação apostólica: as chamadas dioceses ou circunscrições eclesiásticas. Trata-se de uma tradição antiguíssima da Igreja que, devido a fatores de considerável complexidade, acaba sendo descartada.
Todavia, olhando para a realidade da Igreja nos dias atuais, urge implementarmos um bispado para além da Diocese de Roma, ainda que isso nos custe a multiplicação de esforços, com o propósito de melhor estruturarmos os quadros eclesiásticos de nossa Sé Apostólica.
Destarte, diante da nossa máxima autoridade apostólica, depois do voto favorável dos excelentíssimos bispos, declaramos, para maior honra e glória de Deus e para a exaltação da fé, a EREÇÃO CANÔNICA da ARQUIDIOCESE DE APARECIDA, no Brasil. Da assim fundada Arquidiocese de Aparecida, elevemos ao grau e à dignidade de Igreja Catedral o Santuário Nacional de Aparecida, na qual ordenamos que, de acordo com o Direito, seja instituído o Cabido de Cônegos.
Assim, consultada a Congregação para os Bispos, nomeamos o Eminentíssimo Sr. D. Marcus Nunes di Montserrat como Arcebispo desta recém-criada Arquidiocese, com todos os direitos e obrigações constantes no Código de Direito Canônico, a fim de presidir as atividades pastorais desta parcela do Povo de Deus.
A posse canônica deverá ser realizada no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, sob minha presidência, em comunhão com todos os clérigos e fieis da Santa Igreja.
Por fim, roguemos a Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, padroeira desta Arquidiocese, para que não cesse de interceder a Seu Filho Jesus por todos os brasileiros e brasileiras que se dedicam à causa da evangelização.
Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, no dia 02 de Junho do Ano Mariano de 2022, primeiro de nosso Pontificado.
BONAE VOLUNTATIS, BONAE VOLUNTATIS!
BONAE VOLUNTATIS, BONAE VOLUNTATIS!
BONAE VOLUNTATIS, BONAE VOLUNTATIS!
BONAE VOLUNTATIS, BONAE VOLUNTATIS!
Diác: Dá-me a tua bênção.
O sacerdote diz em voz baixa:
Pres: O Senhor esteja em teu coração e em teus lábios para que possas anunciar dignamente o seu Evangelho: em nome do Pai e do Filho + e do Espírito Santo.
Diác: Amém.
Diác ou Sac: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João.
COMO O GRÃO DE TRIGO CAI E MORRE PARA FRUTIFICAR.
DONS QUE SE CONSAGRAM NESTE ALTAR, O ETERNO VEM O TEMPO TOCAR.
HOJE NOSSA POBREZA SE ENCONTRA NO ALTAR, COM A TUA GRANDEZA, SENHOR!
NOSSA VIDA PERDIDA NO VINHO E NO PÃO, EIS A NOSSA OFERTA DE AMOR!
COMO O GRÃO DE TRIGO CAI E MORRE PARA FRUTIFICAR.
DONS QUE SE CONSAGRAM NESTE ALTAR, O ETERNO VEM O TEMPO TOCAR.
NOSSA VIDA PERDIDA NO VINHO E NO PÃO, EIS A NOSSA OFERTA DE AMOR!
Pres: Orai, irmãos e irmãs, para que o nosso sacrifício seja aceito por Deus Pai todo-poderoso.
Ass: Amém.
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.
O povo responde:
Ass: Ele está no meio de nós!
O sacerdote diz:
Inclinai-vos para receber a bênção.
Pres: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo.
Ass: Amém.
Ide em paz e o Senhor vos acompanhe!
Ass: Graças a Deus.