Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Carta: Laici experientia | Sobre "A vivência Laical"


CONGREGATIO PRO LAICIS
CONGREGAÇÃO PARA OS LEIGOS

LAICI EXPERIENTIA

Na qual se dirige a toda Igreja, de modo particular e especial aos leigos, para que tenham ciência de sua importância e da profundidade que é a riqueza da participação e ação laical dentro da Igreja, como também os convida para um evento oficial da Igreja no Habblive.

   Aos irmãos no Cardinalato, Episcopado, Presbiterato e Diaconato, de modo particular saúdo aquele quem me incumbiu as funções desta Prefeitura sua Santidade o Papa Maximiliano e, á todos que a esta lerem graça e paz. 
   
Quero em nome do Sumo Pontífice destacar o papel laical dentro da Igreja, pois a família eclesial só tem sentido se por ventura é colocada a serviço do próximo (Ga 5,13-14). Como também, a referência de irmãos religiosos, diáconos, presbíteros e bispos, só há pelo serviço dentro e para a Igreja, para com o povo santo de Deus.
   
Aos clérigos, devemo-nos atentar enquanto aos leigos, para dar a eles espaço e voz dentro de nossas Paróquias, para que possamos abertos ao diálogo evangelizar e catequizar, segundo a Sã Doutrina da Igreja. O Evangelho esta condicionado a continuidade - ou por acaso somos clérigos para os clérigos? De modo algum! -, com efeito na observância das necessidades pastorais e formativas adaptarmo-nos para que o Cristo seja levado aos corações que ainda não o conhecem, assim cumprindo a missão que Jesus nos encarregou: "Ide ao mundo e pregai o Evangelho a toda criatura" (Mc 16,15). Como também Cristo enviou os Apóstolos e os discípulos, pela continuidade evangélica fomos nós um dia enviados, também necessitamos de enviar os leigos na missão de viver, evangelizar e catequizar, onde quer que eles estejam, para que conosco sejam o que Cristo nos pediu "sal e luz" no mundo (Mt 5,13-16), nossa vida e nossas obras uma glorificação ao Pai.
 O serviço laical não é o preenchimento da assembleia em nossas igrejas, até porque quando nos referimos a Igreja devemos lembrar em primeira via da: "igreja doméstica"; ou "igreja familiar". Pois é no âmbito da família que vemos a importância do serviço laical que se condiciona nas primeiras catequeses, a conduzir e ser sinal de Deus na vida de nossos irmãos dentro da família, para que compreendam melhor e vivam o serviço ao próximo na graça do Espírito Santificante. Pois devemos sempre nos lembrar e ressaltar que é da e na família que saem os celibatários, leigos consagrados, religiosos, casais, diáconos, sacerdotes e bispos. 
   
Visando contemplar a importância dos leigos, queremos fazer um evento aberto a toda Igreja, sendo oficial no hotel, qual possamos apresentar os âmbitos do serviço eclesial em prol da Igreja, como também sobre a vivência da santidade em todas as espiritualidades e modos de vida, para que tendo consciência do que caracteriza o 'ser Católico' e de sua importância no serviço da Igreja, o despertar dos corações possa continuar a suscitar o viver da continuidade que santifica o povo de Deus. O evento será marcado com um emblema que é de modo especial para os leigos, pois nos unimos em um só sacrifício salvífico em torno do altar, no qual queremo-nos unir com o Cristo no Pai, por meio do Espírito Santo.

Datum Romae apud Congregationem pro Laicis, die IX mensis Iunii, anno Domini MMXXIII, sub corona Maximillianus, Pontificis Maximi.

Et hvmilis in Domino servus,

𝓙𝓸𝓼𝓮𝓹𝓱 𝓡𝓪𝓽𝔃𝓲𝓷𝓰𝓮𝓻 𝓒𝓪𝓻𝓭. 𝓖𝓱𝓲𝓼𝓵𝓲𝓮𝓻𝓲
Pref. da Congregação para os Leigos