Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Homilia do Papa Maximiliano | Missa de Inauguração do Ano Mariano

HOMILIA DO PAPA MAXIMILIANO
NA MISSA DE INAUGURAÇÃO DO ANO MARIANO
NA FESTA DA VISITAÇÃO DE NOSSA SENHORA

Basílica Vaticana
Terça-feira, 31 de Maio de 2022

Carissimi fratelli e sorelle,

Narra S. Lucas, no evangelho há pouco proclamado, que Maria dirigiu-se «apressadamente» em direção à «uma cidade de Judá» (Lc 1, 39). O motivo desta viagem é o que celebramos hoje: a Visitação de Nossa Senhora à sua prima Isabel. O dirigir-se “apressadamente” é próprio do ser missionário. É a pressa do cristão que deseja ardentemente anunciar a Boa Notícia. Maria, mulher missionária e caridosa, sabendo pelo Anúncio do Anjo que sua parenta, considerada estéril, estava no sexto mês de gestação, apressasse para oferecer ajuda à Isabel e comunicar-lhe as maravilhas que o Senhor havia feito sobre ela. 

O motivo desta visita, adverte São João Paulo II, deve ser compreendido, também, como um recurso do mensageiro divino para responder à pergunta de Maria: "Como se realizará isso, pois eu não conheço homem algum?" (Lc 1, 34). Em Isabel, a Virgem constatou o «poder do Altíssimo» capaz de realizar o impossível (Lc 1, 37).

É o encontro de duas "mães" e de duas mulheres "visitadas" pelo Anjo. É neste encontro, repleto de significados, que Isabel saúda a Virgem de Nazaré como "bendita entre as mulheres" (Lc 1, 42). Esta aclamação de Isabel torna-se presente todas as vezes que rezamos a "Ave Maria", e denota a grandeza da Mãe do Senhor. De todas as criaturas do céu e da terra, a mais bendita e cheia de graça. 

Não por acaso, escolhi esta solenidade para dar início ao Ano Mariano. É para contemplar o mistério desta mulher, predileta de Deus, que sai «à pressa» da sua povoação para oferecer ajuda e anunciar as obras de Deus que convoquei este momento especial para a Igreja. Ancorado no exemplo de Maria, a Estrela da Nova Evangelização, faço o apelo para que sejamos uma Igreja missionária, que vá ao encontro daqueles que mais necessitam da alegria transformadora do Evangelho.

Peçamos a Bem-aventurada Virgem Maria que, com sua oração materna, a Igreja se torne uma casa para muitos, uma mãe para os seus filhos, de modo que a sua ação missionária seja sempre mais eficaz.

A todos e a todas, desejo um Ano Mariano de bênçãos e graças do Senhor!


© Copyright - Libreria Editrice Vaticana