Beatíssimo padre,
Este momento tem um tom de alegria e pesar. Sentimentos que se confundem numa estreita simbiose. Alegria porque celebramos o dom precioso da vida de Vossa Santidade. Pesar porque hoje nos despedimos de seu pontificado.
Muitas coisas poderiam ser ditas a esta altura. Ainda assim não seriam suficientes para exprimir nossa profunda gratidão à Vossa Santidade. Primeiramente, por seu testemunho de vida alicerçado em sua fé inabalável em Deus. Mesmo diante das intempéries, não se entregou ao desânimo que nos impede de enxergar o horizonte para além das crises. Mas, acima de tudo, por seu abnegado serviço apostólico e amor pela Igreja. Afinal, "os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se pode abalar, mas permanece para sempre" (Salm. 125).
Sem dúvidas, Santidade, o vosso valoroso trabalho prestado em prol da evangelização lhe dará destaque na lista dos Santos Padres. O seu legado e suas importantes contribuições não serão esquecidos. É por tudo isso que rendemos graças a Deus e manifestamos nosso amor e cordial saudação. Possa o Senhor recompensá-lo, como recompensa os seus servos fiéis.
Abençoa-nos, Santo Padre! Ad multos annos!