Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Discurso de felicitação ao Papa Bento por ocasião da Celebração de Um Ano de Pontificado

DISCURSO DO CARDEAL CARLOS MONTANNA
NO FINAL DA SOLENE CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA
POR OCASIÃO DO PRIMEIRO ANO DE PONTIFICADO DO PAPA BENTO

06 de Abril de 2022

Beatíssimo Pai,

Há um ano, em 06 de abril de 2021, o Colégio de Cardeais, inspirado pelo Espírito Santo, confiou-Te a missão de conduzir a Igreja de Cristo como Romano Pontífice. Ao despontar da sacada da Basílica Petrina, a multidão, reunida na Praça São Pedro, vibrava com sua eleição. Afinal, um pastor de muitos talentos, austeridade, e com o anseio inesgotável de anunciar e dar testemunho da Boa Notícia ascendia ao trono de Pedro. Deus quis que assim fosse - somos apenas os seus instrumentos! 

Quis chamar-se de Bento, evocando a extraordinária figura de Bento XVI. Não poderia ter sido outro nome: o pontificado de Vossa Santidade se revelou bendito! Ao ensinar com sabedoria, celebrar com solenidade, rezar com piedade, admoestar com paternidade, viver com a alegria de quem pertence a Cristo, lá estava o imponente papa Bento!

Com serenidade e sobriedade, Vossa Santidade soube guiar a Barca de Pedro em meio às vicissitudes que lhes são inerentes. Não foram poucos os que atentaram contra a unidade, que traíram a Igreja, que desobedeceram sua autoridade, em troca de satisfazerem suas piores tendências. Ainda que a fúria dos ventos abalassem as estruturas da Igreja, Vossa Santidade não fraquejou, na certeza de que Deus não nos desampara. Afinal, como diz São Paulo aos Romanos: "Se Deus é por nós, quem será contra nós?(Rm 8, 31).

Bento começou o seu pontificado marcado pela novidade. Destemido a organizar a Igreja, dando-lhe um novo sentido, reformou a Cúria Romana, convocou o primeiro Sínodo dos Bispos e, finalmente, o Concílio Vaticano I, ainda em curso - mas, que já mostra os seus frutos. Frutos estes que prometem se perdurar por muito tempo. 

Transcorrido quase um ano de papado, no dia 01 de abril, Vossa Santidade nos surpreende com Sua renúncia. Bento, cônscio de suas limitações, com a humildade que caracteriza o ser cristão, reconhece que a Igreja precisa do ineditismo e do vigor de um novo papa. Conforta-nos que Seu legado e Sua presença marcante na Igreja continuarão vívidos nos próximos tempos. 

Neste dia memorável, Santidade, redemos graças por Seu serviço fiel e diligente à Santa Igreja. Ao mesmo tempo, asseguramos-Lhe nossas orações a fim de que sejas presença do Bom Pastor em meio ao Povo de Deus, nestes últimos dias de Seu pontificado. Pedimos a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e a Santa Rita de Cássia, as quais tens especial devoção, o patrocínio a Deus Pai por sua vida e apostolado. 

Abençoa-nos, Santo Padre! 

Decano do Colégio de Cardeais