Tendo notado o exímio trabalho que Vossa Eminência vem desempenhando no governo pastoral da Arquidiocese de São Paulo nos últimos meses é notória as peculiaridades de vosso trabalho o que é bem visto pela Sé Apostólica. Por esta razão, tendo em vista as mudanças que precisam ser feitas na Igreja por ocasião do Concílio Vaticano I, desejo contar com a imensa colaboração de Vossa Eminência no que tange às sessões conciliares e a documentação destas.
Não poderia deixar de mencionar o carinho e apego com que o Venerável Cardeal trata o seu rebanho, mas a Igreja conta com Vossa Eminência na mesma medida para os trabalhos do Concílio e sua nova missão, agora na Cúria Romana, onde reconhecemos o seu trabalho pastoral e sobretudo a postura neutra com que o Eminentíssimo Cardeal toma para si com relação às posições conservadores e progressistas que se alastraram no seio da Santa Igreja e são fortemente combatidas neste Pontificado.
Diante dos bons feitos de Vossa Eminência e visando promovê-lo comunico a TRANSFERÊNCIA de D. Carlos Montanna à Roma no próximo dia 28 de Fevereiro de 2022, após a realização do Congresso Eucarístico em São Paulo, para que se prepare e se intere da organização dos trabalhos conciliares.
No que tange à Arquidiocese de São Paulo permanecerá vacante até que a Sé Apostólica nomeie um novo Arcebispo ou determine o contrário.
Sem mais, rogamos a Jesus Cristo, filho do Deus vivo, que mande sobre nós a luz do Espírito Santo, e que junto da Santíssima Virgem Maria, nossa mãe a quem veneramos, nos traga a sabedoria, a paz e a união.
Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, ao dia 01 do mês de Fevereiro do ano de 2022, segundo do nosso Pontificado.