Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Vatican News | Igreja da América Latina começa sua primeira Assembleia Eclesial

 

Na memória litúrgica de Santa Paula, neste 24 de janeiro, aos pés da Virgem de Aparecida, a Igreja da América Latina se reuniu para a abertura da Assembleia Geral dos Bispos. Na Eucaristia o presidente da Prefeitura da Congregatio pro Episcopis, dom Gabriel S. Card. Giovanelli, disse que são cerca de 12 bispos participantes da Assembleia, incluindo os presentes na Cidade de Roma e os que participam virtualmente, para dar "graças a Deus por esta nova experiência de viver, sentir e participar da Igreja". Sob a inspiração do lema "Somos todos discípulos missionários em saída", o encontro se estende até 27 de janeiro.

Custódia Capelli – Vatican News

Ontem os bispos iniciaram as conferencias com os vários temas que norteiam a vida, o múnus e a missão de cada bispo, ordenado para mundo e para a Igreja. A primeira conferencia contou com o arcebispo de Salvador na Bahia, Dom Karol Rose foi bem sucinto em suas palavras destacamos aqui um trecho do que foi essa sua experiência: 

"... é deixar que o Espirito Santo fale por muitas vozes, pois o Espírito é diverso, mas não erra. Não podemos entender o ministério como algo que nos equipara no sentido de não poder orientar o outro, ajudando uns aos outros na sua fé" - destacou o cardeal arcebispo de Salvador. 

A assembleia também contou com  a presença de vários leigos e religiosos padres, missionários. E tocando no ponto crucial da noite que se tratou da reabertura da CNBB Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil, que rege todo aquele território com sua função ativa atenta ao ministério episcopal o Card. Giovanelli sucinto em suas palavras antes da eleição na nova presidência nos conta o verdadeiro sentido de ser hoje CNBB no Brasil, o cardeal destacou os pontos missionariedade, batismo e vida entre irmãos como podemos ver na integra: 

A missão é inseparável do discipuladoEm todos os batizados, desde o primeiro ao último, atua a força santificadora do Espírito que impele a evangelizarEm virtude do Batismo recebido…, cada batizado, independentemente da própria função na Igreja e do grau de instrução da sua fé, é sujeito ativo de evangelização… É missionário na medida em que se encontrou com o amor de Deus em Cristo Jesus” - destacou o cardeal.

Após finalizar seu discurso Dom Gabriel Card. Giovanelli conduziu a eleição da nova presidência da CNBB, ressaltou a importância da unidade das Igrejas de São Paulo e Salvador e propôs a estas duas regiões eclesiais um trabalho voltado para um "ANO VOCACIONAL" onde cada uma de suas circuncisões eclesiais pudessem trabalhar voltadas para as vocações conforme a suas necessidades pastorais e locais. 

Segue alguns registros fotográficos deste terceiro dia:







A noite se encerrou com a Oração das Completas na Capela do Palácio Arquidiocesano Mater Ecclesia de Aparecida - SP, que contou com presidência de D. Elcy Arboitte eleito presidente da CNBB pelos próximos 3 meses, juntamente a si o vice presidente da entidade e o secretario geral Dom Karol Card. Rose e Padre João Felipe Guimarães.


(Oração das Completas - Palácio Mater Ecclesia)

O Pontífice Papa Bento que acompanhou este 3º dia de Assembleia, concluiu animando e agradeceu aos participantes que vivenciam  estes dias acolhendo com gratuidade e alegria este chamado a transbordar o Espírito no Povo fiel de Deus que peregrina na América Latina.