DOM GABRIEL SOUZA CARDEAL GIOVANELLI
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL-BISPO DI PALESTRINA
PREFEITO DA CONGREGAÇÃO PARA OS BISPOS
Ao caríssimo filho Excelentíssimo Dom Tomás Bourbon,
e a todos que esta lerem, paz e bênçãos da parte de Deus, nosso Pai.
“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. ” (Provérbios 15,58) .
𝕮om efeito, “os Bispos constituídos pelo Espírito Santo, são os sucessores dos Apóstolos como pastores das almas, Cristo, na verdade, deu aos Apóstolos e aos seus sucessores o mandato e o poder de ensinar todas as gentes, de santificar os homens na verdade e de apascentá-los. E assim, os Bispos foram constituídos, pelo Espírito Santo que lhes foi dado, verdadeiros e autênticos mestres da fé, pontífices e pastores” (cf. O Bispo, Cerimonial dos bispos).
Portanto, caríssimo filho, como sucessor dos apóstolos, tende a missão de santificar os homens, ensiná-los na fé e salvar suas almas por meio da ponte que construirdes entre eles e o Senhor.
Vós deveis estar igualmente ciente da maior missão do epíscopo: ser o bom pastor, que usa a curva cuidadosamente entalhada em seu cajado para salvar a ovelha presa ao espinheiro e a base, com afinco afiada, para ferir os lobos que ameaçam a grei.
Orientando-nos por esta palavra, ciente das condições requeridas e observando vossos atos, intenções e competência de e bem ciente também de que podem fazer muito mais em nome do Cristo, REINTEGRO o excelentíssimo senhor epíscopo Dom Tomás Bourbon, ao Sacro Colégio Episcopal, reassumindo o título di Sabadiensis, respectivamente, sendo incardinado a Arquidiocese de São Paulo no Brasil.
𝕾endo assim, dileto filho, exorto-vos para que continue trilhando os caminhos do Senhor, e, dessa forma, levando o povo santo de Deus a trilhar deste mesmo caminho.