Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Carta "Christus Dominus" aberta aos Bispos | Iª Assembleia Geral dos Bispos

 

DOM GABRIEL SOUZA CARDEAL GIOVANELLI
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA 
CARDEAL-BISPO DI PALESTRINA 
PREFEITO DA CONGREGAÇÃO PARA OS BISPOS

CHIRISTUS DOMINUS
(Cristo Senhor)
Sobre o múnus Pastoral do Bispo na Igreja Virtual

A todos os que esta nossa CARTA lerem, saudação e benção no Senhor.

PROÊMIO
    𝕬 𝕮ongregação para os 𝕭ispos vem por meio deste comunicado, em nome de Sua Santidade, o papa Bento I, tornar pública as orientações concernentes a I Assembleia Geral dos Bispos. Atualmente, Igreja Católica no Brasil conta com 2 circunscrições eclesiásticas, totalizando 09 bispos, dos quais todos exercem alguma missão e função de governo, além dos 02 bispos eméritos.

    Toda esta força religiosa se fará presente nesta 1ª Assembleia Geral — mesmo os bispos eméritos, que mesmo não tendo direito a voto direto, terão sua presença garantida. “O fato de os bispos eméritos possuírem voz, porém não voto, é uma realidade estatutária. Não depende de outra condição”. Serão bem-vindos e ouvidos sempre que desejarem se manifestar sobre os assuntos tratados.  

    Cristo Senhor, Filho de Deus vivo, que veio salvar o seu povo dos pecados (1) e santificar todos os homens, assim como Ele foi enviado pelo pai, assim também enviou os seus Apóstolos (2), a quem santificou, dando-lhes o Espírito Santo, para que também eles glorificassem o Pai na terra e salvassem os homens, «para a edificação do corpo de Cristo» (Ef. 4, 12), que é a Igreja.

CAPÍTULO 1
TEMA CENTRAL

"Ministério Pastoral dos Bispos" - os Bispos, constituídos pelo Espírito Santo, sucedem aos Apóstolos como pastores das almas, (3) e, juntamente com o Sumo Pontífice e sob a sua autoridade, foram enviados a perpetuar a obra de Cristo, pastor eterno.(4) Na verdade, Cristo deu aos Apóstolos e aos seus sucessores o mandato e o poder de ensinar todas as gentes, de santificar os homens na verdade e de os apascentar. Por isso, foram os Bispos constituídos, pelo Espírito Santo que lhes foi dado, verdadeiros e autênticos mestres, pontífices e pastores.

Assim, procurem com todas as forças que as obras de evangelização e apostolado sejam sustentadas e promovidas com alacridade pelos fiéis. Esforcem-se também por preparar ministros sagrados aptos, e auxiliares, tanto religiosos como leigos, para as missões e territórios que não têm clero. Cuidem igualmente, quanto for possível, que alguns dos seus sacerdotes vão para essas missões ou dioceses, para exercer aí o ministério sagrado definitivamente ou, pelo menos, durante algum tempo. 

Lembrem-se, além disso, os Bispos que, no uso dos bens eclesiásticos, devem ter em conta as necessidades não só das próprias dioceses mas também das outras igrejas particulares, que fazem parte da única Igreja de Cristo. Apliquem-se, finalmente, a aliviar, na medida do possível, as calamidades que afligem outras dioceses ou regiões.

CAPÍTULO 2
O FUTURO DA ASSEMBLEIA

Promover cada vez mais a vida comunitária em nossas paróquias e seu dinamismo missionário é o desafio que se nos apresenta nesta hora. Para isso, nós precisamos ter a coragem de fazer as modificações necessárias nas estruturas paroquiais, tomando como pontos de referência fundamentais: Jesus Cristo e seu estilo de atuação, os desafios e sinais dos tempos atuais e a rica história da Paróquia. 

Este caminho é de grande importância, é o ponto alto do coração do serviço eclesial prestado pela Congregação dos Bispos, principalmente aos epíscopos do Brasil. Somos desafiados a abrir o coração e a vivenciarmos esse caminho sob as luzes do Cristo Ressuscitado, guiados pelo Espirito Santo.

Caros irmãos bispos, olhando a humanidade e a nós mesmos, chegamos a esta 1ª Assembleia, com os pés cansados e os joelhos enfraquecidos. A pandemia nos vem exigindo aprendizagens e novos rumos. A nossa realidade habbliviana, nos convoca a sermos pastores, deste grande rebanho que é o povo de Deus. Estamos aqui para nos ungir com a fraternidade entre nós, com a força da fé no Ressuscitado, conscientes do quanto precisamos estar fortalecidos. 

CAPÍTULO 3
OUTRAS DISPOSIÇÕES

Durante os três dias entraremos em profunda harmonia para receber de coração contrito e humilde o Espírito Santo de Deus à partir da Oração das Completas, Terço, Momento Mariana, Conferências com Clérigos, Adoração ao Santíssimo Sacramento. 

Fazendo toda esta introdução e escutando o que o Apóstolo Paulo nos diz que devemos em tudo dar graças [5]. Quero corresponder a vocês queridos bispos que continuem firmes na missão de apascentar todo o Povo de Deus e lutar com muito bravura pela unidade e pela paz, levando sempre em consideração aquilo que nos fora ensinado pelo Filho do Homem; o amor. Tudo por causa de um grande amor [6]. 

Nós nos redobramos e fizemos com que acontecesse essa união, sem desistir, desanimar ou cansar. Houve momentos que o mar ficava ainda mais agitado, contudo, fazíamos de tudo para continuar fiéis à nossa vocação, como Pastor d'àqueles a quem Deus nos confio. Lutamos e galardoamos ao Bom Jesus, para que aqueles que estavam sob nossa responsabilidade ficassem tranquilos e continuávamos exercendo a nossa missão de pastores.

DISPOSIÇÕES FINAIS
    𝕯esta forma, tendo normatizado as orientações, agradeço aos senhores bispos por tudo que realizaram, realizam e realizarão em prol das igrejas presentes no habblive hotel e no Iron Hotel sem vocês, sem os padres, essa igreja não seria nada e não teríamos chegado até aqui. Aguardo-os ansiosamente pelo nosso encontro em assembleia, junto ao povo brasileiro, sob o manto sagrado da Virgem de Aparecida, nossa mãe e mãe de Deus. Esta carta tem como objetivo traçar um linear para as discussões que a seguirão, em preparação à I Assembleia dos Bispos, concedendo-lhes espaço privilegiado em nossas deliberações.

Que a Mãe de Cristo e nossa mãe, interceda pela Igreja de seu Filho, para que, sempre recordando dignamente da paixão, morte e ressurreição de seu Senhor e Mestre, possa um dia unir-se a ele plenamente na Liturgia Celeste.

Dado e passado em Roma, na sede da Congregatio pro Episcopis, no vigésimo dia do mês de janeiro do ano de dois mil e vinte e dois, memória litúrgica de São Sebastião.

Em fraternidade, de seu dileto irmão,

+ Gabriel Souza Card. Giovanelli
Prefeito da Congregatio pro Episcopis


Assinamos e Escrevemos;
      
 + Elcy Arboitte  
Membro do Conselho 
   
Henrique S. da Costa   
Secretário   

+ Carlo Vigano 
Membro do Conselho  

____________________

NOTAS

Proêmio.
[1] Cfr. Mt. 1,21.
[2] Cfr. Jo. 20,21.

Cap. 1
[3] Conc. Vat. II, Const. dogm. Lumen gentium, ibid.
[4] Conc. Vat. II, Const. dogm. Lumen gentium, ibid.

Cap. 3
[5] cf. 1 Tessalonicenses 5, 18
[6] cf. Ir. Miria T. Kolling. ICM