Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Sala de Imprensa da Santa Sé | Boletim Oficial

 

BOLETIM OFICIAL

31. 12. 2021
______.__._____

CONSISTÓRIO ORDINÁRIO

Cidade do Vaticano

O papa Bento na tarde desta sexta-feira (31/12), deu inicio as 14 horas na Sala Clementina ao Consistório Ordinário que contou com a presença de vários cardeais entre eles os membros do Pontifico Conselho Ecclesia Dei. "Esperamos que o trabalho iniciado hoje nos torne todos mais humildes, mais dóceis, mais pacientes e nos dê mais confiança em Deus, para que assim a Igreja possa dar bom testemunho às pessoas. E que elas,  vendo esta Igreja, sintam vontade de vir para nós", disse o papa na Sala Clementina, acompanhado pelos demais cardeais.

Além da reforma da Cúria, que poderia incluir a eliminação ou a fusão de alguns destes "ministérios", o papa Bento e seus cardeais também abordarão a estrutura da Secretaria de Estado e seu poder e competências. Na mesa dos cardeais e de Bento já estão cerca de 08 relatórios. Além destes, serão examinados outros documentos entregues pelos chefes dos Dicastérios, os ministérios que formam a Cúria romana, com quem o papa se reuniu há algumas semanas. Os cardeais não podem fazer declarações sobre os assuntos tratados no consistório.

A criação do "Pontifício Conselho Ecclesia Dei"  surgiu a partir das sugestões e propostas realizadas nas congregações dos cardeais prévias ao conclave, quando muitos pediram uma urgente reforma do Governo da Igreja e, inclusive, de um modo mais transparente e colegial. O grupo é formado por cardeais representantes dos cinco continentes: os italianos, Gregorio Andreolli Card. Magnus (Deão do SCC), Gabriel Souza Card. Giovanelli (Pref. da Congregação para os Bispos), os brasileiros, Carlos Card. Montana (Arcebispo de SP), Miguel Maria Card. Dolezzio (Arcebispo de Salvador),e o português Antônio Card. Llovera (Pref. da Congregação para o Clero)O papa Bento poderá se reunir a sós com cada um dos membros citados se achar oportuno e também poderá aumentar ou modificar o número de integrantes do Conselho. 

Em entrevista ao jornal "La Repubblica", o papa Bento disse que o grande defeito da Cúria romana é se ocupar demais do Vaticano e se esquecer do resto do mundo. A Cúria "tem um defeito: é Vaticano-Cêntrica. Vê e se ocupa dos interesses do Vaticano e esquece o mundo que a rodeia. Não compartilho esta visão e farei de tudo para trocá-la", disse o pontífice.

No mais, daqui da Sede da Sala de Imprensa do Vaticano, despeço-me de todos rogando sobre nós e nossas vidas, especialmente pela vida do Santo Padre, as bênçãos de Deus e o materno cuidado da Virgem Maria, para que sempre tenhamos força para continuar a evangelização.

+ Gabriel Souza Card. Giovanelli
Diretor da Sala de Imprensa do Vaticano