BOLETIM OFICIAL
31. 12. 2021
______.__._____
CONSISTÓRIO ORDINÁRIO
Cidade do Vaticano
O papa Bento na tarde desta sexta-feira (31/12), deu inicio as 14 horas na Sala Clementina ao Consistório Ordinário que contou com a presença de vários cardeais entre eles os membros do Pontifico Conselho Ecclesia Dei. "Esperamos que o trabalho iniciado hoje nos torne todos mais humildes, mais dóceis, mais pacientes e nos dê mais confiança em Deus, para que assim a Igreja possa dar bom testemunho às pessoas. E que elas, vendo esta Igreja, sintam vontade de vir para nós", disse o papa na Sala Clementina, acompanhado pelos demais cardeais.
Além da reforma da Cúria, que poderia incluir a eliminação ou a fusão de alguns destes "ministérios", o papa Bento e seus cardeais também abordarão a estrutura da Secretaria de Estado e seu poder e competências. Na mesa dos cardeais e de Bento já estão cerca de 08 relatórios. Além destes, serão examinados outros documentos entregues pelos chefes dos Dicastérios, os ministérios que formam a Cúria romana, com quem o papa se reuniu há algumas semanas. Os cardeais não podem fazer declarações sobre os assuntos tratados no consistório.
A criação do "Pontifício Conselho Ecclesia Dei" surgiu a partir das sugestões e propostas realizadas nas congregações dos cardeais prévias ao conclave, quando muitos pediram uma urgente reforma do Governo da Igreja e, inclusive, de um modo mais transparente e colegial. O grupo é formado por cardeais representantes dos cinco continentes: os italianos, Gregorio Andreolli Card. Magnus (Deão do SCC), e Gabriel Souza Card. Giovanelli (Pref. da Congregação para os Bispos), os brasileiros, Carlos Card. Montana (Arcebispo de SP), Miguel Maria Card. Dolezzio (Arcebispo de Salvador),e o português Antônio Card. Llovera (Pref. da Congregação para o Clero). O papa Bento poderá se reunir a sós com cada um dos membros citados se achar oportuno e também poderá aumentar ou modificar o número de integrantes do Conselho.
Em entrevista ao jornal "La Repubblica", o papa Bento disse que o grande defeito da Cúria romana é se ocupar demais do Vaticano e se esquecer do resto do mundo. A Cúria "tem um defeito: é Vaticano-Cêntrica. Vê e se ocupa dos interesses do Vaticano e esquece o mundo que a rodeia. Não compartilho esta visão e farei de tudo para trocá-la", disse o pontífice.
No mais, daqui da Sede da Sala de Imprensa do Vaticano, despeço-me de todos rogando sobre nós e nossas vidas, especialmente pela vida do Santo Padre, as bênçãos de Deus e o materno cuidado da Virgem Maria, para que sempre tenhamos força para continuar a evangelização.