Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Decreto de fechamento da CNBB

ARQUIDIOCESE DE SALVADOR & ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO NO BRASIL

PONTIFÍCIO CONSELHO ECCLESIA DEI

Aos amados irmãos no episcopado, saudação e paz no Senhor.

No exercício do ministério pastoral, os bispos deixar-se-á guiar por alguns princípios fundamentais que caracterizam a sua forma de agir e informam a sua própria vida. Estes princípios permanecem válidos para lá das circunstâncias de lugar e de tempo e são o sinal da solicitude pastoral do Bispo para com a Igreja particular que lhe foi confiada e para com a Igreja universal de que é corresponsável enquanto membro do Colégio dos Bispos tendo à cabeça o Pontífice Romano.

No exercício do ministério pastoral, o Bispo sente-se e comporta-se como visível princípio e fundamento da unidade da Igreja, mas sempre com a alma e com a ação virados para a unidade de toda a Igreja Católica. Promoverá a unidade de fé, de amor e de disciplina, de modo que as Arquidioceses sinta como parte viva de todo o Povo de Deus. Na promoção e busca da unidade, esta será proposta não como uniformidade estéril mas ligada à legítima variedade que o Bispo é também chamado a tutelar e a promover. A comunhão eclesial levará os Bispos a buscarem sempre o bem comum da Igrejas, recordando que este está subordinado ao da Igreja universal e que, por sua vez, o bem das Arquidioceses prevalecem sobre o das comunidades particulares. 

Para não dificultar o legítimo bem particular, preocupamo-nos o em ter um conhecimento perfeito do bem comum da Igreja particular. Nós, enquanto guias das Igrejas particulares, aplicamos o princípio segundo o qual aquilo que outros podem realizar bem, normalmente o episcopado não o centraliza nas suas mãos. Pelo contrário, revela-se respeitador das legítimas competências alheias, concede aos colaboradores os adequados poderes e favorece as justas iniciativas dos fiéis, tanto individuais como associadas.

Deste modo, o Pontifício Conselho Ecclesia Dei, afim de evitar perigosas dispersões, inúteis duplicações e deletérias discórdias, DECRETA o encerramento das atividades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Esta decisão pretende ajudar os Bispos, a fim de que em cada Igreja particular eles sejam efetivamente presença e imagem do Bom Pastor e saibam fazer-se ao largo na nova evangelização à qual o Papa chama toda a Igreja. Recordamos a gravidade dos deveres episcopais em relação à insuficiência das forças humanas, mas convidamos os Bispos a terem confiança e esperança recordando-lhe que Cristo assiste sempre a sua Igreja e os seus ministros e os acompanha com a sua graça.

Com estes sentimentos, estimados irmãos e irmãs, asseguro-vos mais uma vez as minhas orações por vós e pelas vossas famílias, e pelas vossas paróquias e comunidades. Confiando todos vós à intercessão amorosa de Maria, Mãe da Igreja, concedo de bom grado a minha bênção em penhor de alegria e paz duradoura no Senhor.

Primazia de Salvador, 21 de dezembro de 2021.

+ MIGUEL CARD. DOLEZZIO
Arcebispo Primaz do Brasil

+ CARLOS CARD. MONTANNA
Arcebispo de São Paulo
Eu dou fé,   

+ Marcos Cardeal Nunes           
Pref. emérito da Congregação dos Bispos