DOM GABRIEL SOUZA CARDEAL GIOVANELLI
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL-PRESBÍTERO DI SANCTA RITA DI CÁSSIA
PREFEITO DA CONGREGAÇÃO PARA O CLERO
Aos que lerem este decreto saudações e bênçãos apostólicas em especial
aos diletos filhos Gustavo Quinelato Souza e Leonardo dall Osto.
A missão que o sacerdote recebe na Ordenação não é um elemento exterior e justaposto à consagração, mas constitui o seu destino intrínseco e vital: "a consagração é para a missão" (João Paulo II Exortação Apost. Pastores dabo vobis, 24). "Amor a Deus e amor ao próximo fundem-se entre si: no mais humilde encontramos o próprio Jesus e em Jesus encontramos Deus" escreveu o Santo Padre (Carta enc. Deus caritas est, 15).
O sacerdote é chamado a fazer-se "pão repartido para a vida do mundo", a servir todos com o amor de Cristo que nos amou "até ao fim": assim a Eucaristia torna-se na vida sacerdotal o que ela significa na celebração. O Sacrifício de Cristo é mistério de libertação que nos interpela e provoca continuamente.
Está sagrada congregação voltando as necessidades do clero brasileiro, DECRETA a transferência do reverendíssimo Mons. Gustavo Quinelato Souza para o Brasil, por hora ficando residente na Arquidiocese Metropolitana de São Paulo, ficando a disposição da nunciatura apostólica para o Brasil. E também reconhece a necessidade da vinda do Mons. Leonardo Dall Osto á Diocesi di Roma, na Itália, ficando a disposição do Santo Padre o Papa Bento, e seus colaboradores.
Sem mais me despeço, invocando que o Espirito Santo Paráclito ilumine a missão de todos os padres e rogo a intercessão de Nossa Senhora Aparecida rainha e padroeira do Brasil que ilumine todo clero brasileiro.