Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Decreto de Exoneração | Congregação para os Bispos

 

DOM MARCOS NUNES DE MONTSERRAT
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL PROTO-DIÁCONO DE SANCTUS FRANCISCUS ASSISIENSIS
PREFEITO DA CONGREGAÇÃO PARA OS BISPOS

A todos que lerem, que a Paz de Nosso Senhor esteja com cada um de vocês. 
''A quem muito foi dado, muito será pedido; A quem muito foi confiado,
muito mais será exigido.'' (Cf. Lc 12, 48)

Caríssimos, refletindo sobre esse trecho do Evangelho de Jesus Cristo, compreendemos que a missão a nós confiada é apresentada para cumprir com responsabilidade e compromisso. Nisso, é preciso refletir que não há meios de adiar a nossa conduta no contexto doutrinário, isso é, não cumprir com nossos dever dentro da Igreja pois se fomos escolhidos dignamente a exercer um ministério, é notável que temos condições de desenvolve-lo.

O epíscopo ao ser escolhido e sagrado, tem por consequência a obrigação de desenvolver nos devidos deveres que lhe foi confiado para que a evangelização seja o pilar fundamental para o exercício de sua missão. Além disso, o bispo que é interinamente integrado no Colégio Episcopal tem que manter a comunhão hierárquica com o Romano Pontífice e, se for o caso, com seu bispo diocesano.

Contudo, foi apresentada a essa Congregação o caso do excelentíssimo Pedaam Romero que por sua vez, não vem cumprindo com suas obrigações e tão pouco exercendo seu múnus com fins de converter e evangelizar almas.

Várias foram as chances para que o supracitado se redimisse a esta situação, entretanto, o mesmo continuou faltante para com seus compromissos por irresponsabilidade, uma vez que não foram apresentadas justificações plausíveis para esta Sé Apostólica e para a sua Sé Arquidiocesana.

Por tanto, diante dos fatos apresentados, esse documento vem por bem decretar a EXONERAÇÃO do excelentíssimo Pedaam Romero, uma vez que o mesmo retorna ao segundo grau da ordem e ficará incardinado na Arquidiocese de São Paulo, no Brasil, como presbítero. Ainda aqui recomendamos ao Arcebispado exonerar o referido padre, caso não se comprometa com seu ministério.

Rogamos as bênçãos do Senhor sobre a Santa Igreja, para que seus operários tenham o zelo de guardar a sua missão com amor e misericórdia.

Dado e passado aos 19 dias do mês de Dezembro de 2021.

+ Marcos Nunes Card. Montserrat 
Prefeito da Congregação para os Bispos