Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Carta aos Bispos | Congregatio pro Episcopis

 

DOM GABRIEL SOUZA CARDEAL GIOVANELLI
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA 
CARDEAL-PRESBÍTERO DI SANCTA RITA DI CÁSSIA 
PREFEITO DA CONGREGAÇÃO PARA OS BISPOS 

A todos que esta carta lerem,
paz, saúde e bênçãos da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo

    A Igreja celebra à meia noite do dia 24 de dezembro a solenidade do Natal – uma das celebrações mais importantes do calendário litúrgico. De acordo com o Evangelho: “o anjo, porém, disse aos pastores: ‘Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor”.

    Vários séculos antes do nascimento de Cristo, Isaías profetizou a chegada desse novo tempo, anunciando o nascimento de um menino que ele chamou de Conselheiro Admirável, Deus Forte, Pai para sempre e Príncipe da Paz, cuja missão seria estabelecer o direito e a justiça (cf. Is 9,5-6). De fato, o filho amado de Deus, encarnando-se na história humana, na “condição de servo”, ou seja, trabalhador pobre do seu tempo (cf. Fl 2,5-11), adentrou a realidade de morte gerada por estruturas opressivas e excludentes, para resgatar os oprimidos e dar-lhes vida em plenitude” (Jo 10,10). 

    Caros irmãos, faço-vos um convite perene ao amor, amor que redime e salva. Jesus, a palavra de Deus, cujo o verbo encanado caminha conosco, o horizonte sempre novo para humanidade sofrida por Ele redimida. Contemplemos o presépio que ensina a força do amor maior que o verbo se fez carne e habitou entre nós. Cristo, vencedor do pecado e da morte, continua para sempre sua obra salvadora, por meio de todos e todas que se doam por amor como ele, para que a humanidade seja fraterna, a vida seja integralmente defendida, a criação toda seja preservada e o mundo seja conforme o seu Reino. 

   Deixemo-nos interpelar pelo mistério do verbo que se fez carne e habita entre nós, acolhendo a convocação maior do tempo do natal a ser vivido com amor no ambiente primeiro da família e da comunidade de fé. celebram se vivamos o natal do senhor, deixando nos encantar pela delicadeza do amor de Deus.

    Movidos pela luz que é Jesus (cf. Jo 8,12), façamos esse novo tempo acontecer por meio de um grande mutirão pela vida: por terra, teto e trabalho; por uma autêntica democracia que garanta direitos sociais, econômicos, culturais e ambientais; e por uma humanidade que viva em paz (cf. Jo 14,27). 

Feliz Natal e abençoado Ano Novo!

+ Gabriel Souza Card. Giovanelli
Prefeito da Congregatio pro Episcopis