Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Decreto de Exoneração | D. Miguel Abad


DOM TOMÁS DE ALCÂNTARA BOURBON
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL DIÁCONO DI SANCTA MARIA IN AQUIRO
PREFEITO DA CONGREGAÇÃO PARA OS BISPOS

Roma, 27 de Novembro de 2021.

O episcopado é o último e supremo grau do sacramento da ordem. O bispo é também a autoridade máxima da igreja particular local em jurisdição e magistério. Os pré-requisitos para um padre ser bispo são: fé sólida eminente; piedade; zelo; boa reputação; ao menos 35 anos de idade e sacerdote ao menos há três meses. Dom Miguel, não cumprindo os requisitos pastorais exigentes, fez-se necessário à esta Congregação tomar a decisão de exonera-lo do Sacro Colégio Episcopal. O mesmo está privado de celebrar o Sacramento da ordem e exercer o múnus episcopal. 

Nós Bispos somos convocados para manifestar essa verdade central, pois estamos vinculados diretamente a Cristo, Bom Pastor. A missão que nos é confiada, como Mestres da fé, consiste em recordar, como o mesmo Apóstolo das Gentes escrevia, que o nosso Salvador «quer que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade» (1Tm 2, 4-6). Esta é a finalidade, e não outra, a finalidade da Igreja, a salvação das almas, uma a uma. Por isso o Pai enviou seu Filho, e «como o Pai me enviou, também eu vos envio» (Jo 20,21). 

Daqui, o mandato de evangelizar: «Ide, pois, ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo» (Mt 28,19-20). São palavras simples e sublimes nas quais estão indicadas a obrigação de pregar a verdade da fé, a urgência da vida sacramental, a promessa da contínua assistência de Cristo à sua Igreja.

O sr. Miguel Abad está reintegrado como Sacerdote da Santa Igreja, residente em São Paulo onde poderá exercer o ministério presbiteral.

Prefeito