Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Bula de Nomeação | Arcebispado de São Paulo


BENEDICTVS, EPISCOPVS
SERVUS SERVORUM DEI

Ao eminentíssimo Cardeal Carlos Montanna, até o presente Prefeito da Congregação da Doutrina da Fé, eleito Arcebispo Metropolitano de São Paulo no Brasil, saudação e bênção apostólica..

A Santa Igreja de Cristo, como a mais carinhosa das mães, providencia para que as Arquidioceses com o intuito de prover adequadamente as necessidades de cada região, sejam confiadas ao Governo dos Pastores mais diligentes e experimentados, de modo que à obra auspiciosamente começada não falte o remate do adorno e lustre conveniente. Por isso, com o agravamento da saúde do Venerável Cardeal Odilo Pedro Scherer e consequentemente sua renúncia ao governo pastoral desta metrópole, a Arquidiocese de São Paulo, que até agora estava esperando um Arcebispo próprio, desejoso de provê-lo da melhor maneira, não julgamos nenhum outro mais apto para tal encargo do que a ti, Venerável Irmão, cujas virtudes e cuja experiência no trato dos homens e dos negócios bem conhecemos. 

Tendo, pois, ouvido o parecer da Congregação para os Bispos e, em virtude de nossa autoridade suprema, te desligamos do sólio da Diocese de Roma e te nomeamos como Arcebispo Metropolitano de São Paulo no Brasil, e dela te concedemos o cuidado, o governo e a administração, tanto no espiritual como no temporal, com todos os direitos, honrarias, encargos e obrigações próprias de tão árdua e elevada dignidade. Queremos, porém, que antes de tomares posse de tua Arquidiocese, prestes na presença de qualquer Bispo Católico, o juramento de fidelidade a nós e aos Pontífices Romanos. 

Feito isto, remeterás sem demora à Sagrada Congregação para os Bispos a fórmula do juramento prestado, assinado e carimbado por ti e pelo referido Bispo. Dispensamos-te de renovar a confirmada profissão de fé, prescrita pela Lei Canônica; revogadas todas as disposições em contrário. Para determinar, de bom grado, Venerável Irmão, te encomendamos ao Deus Onipotente, e cordialmente te exortamos a que, depois de te seres até agora mostrado Prelado laborioso e merecedor de encômios, no teu novo posto, continues a desempenhar um papel brilhante à frente de teu povo, qualquer que sejam as conjunturas adversas ou prósperas.

Dada e passada em Roma, junto a São Pedro em 04 de novembro do Ano do Senhor de 2021, primeiro de nosso Pontificado.

+ Benedictvs Pp.
Pontifex Maximvs
________________________

CURRICULUM VITAE

Cardeal Dom Carlo Montanna é o 38º arcebispo de São Paulo. Ele é membro da Congregação para a Doutrina da Fé, do Conselho Ordinário da Secretaria-Geral da Comissão para o Código do Direito Canônico e Prefeito do Supremo Tribunal Romano.

Brasileiro, Dom Carlos já passou também pelas arquidioceses de Porto Alegre, Belém do Pará, São Sebastião do Rio de Janeiro e Maringá. Ele foi presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e coordenou o processo de excomunhão da máfia araujense. Protagonizou momentos marcantes no clero, quando, por exemplo, celebrou a Missa pelas almas vítimas da LGBTfobia e também por denunciar o ultraconservadorismo vivido na Cúria Romana.

Sua atuação pastoral foi voltada aos habitantes da periferia, aos trabalhadores, à formação de comunidades eclesiais de base nos bairros, principalmente os mais pobres, e à defesa e promoção dos direitos da pessoa humana. Ficou conhecido como o Cardeal do Povo. Sua atividade política é claramente vinculada à sua fé religiosa.