Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Decreto de Reabilitação | Dom Pedaam Romero


DOM TOMÁS DE ALCÂNTARA BOURBON
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL DIÁCONO DI SANCTA MARIA IN AQUIRO
PREFEITO DA CONGREGAÇÃO PARA OS BISPOS

Roma, 26 de Outubro de 2021.

Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.” (2 Timóteo 4, 2)

Os bispos possuem em suma, a ordem indelével do Episcopado, a qual o Espírito Santo está sempre a guiar, dar sabedoria e ciência aos quais Ele elege para este dom. Para desempenhar a sua sublime missão, os Apóstolos foram enriquecidos por Cristo com uma efusão especial do Espírito Santo, que sobre eles desceu: e pela imposição das mãos eles próprios transmitiram aos seus colaboradores este dom espiritual que foi transmitido até aos nossos dias através da consagração episcopal.¹

Apóstolos Encorajados pelo espírito da verdade e justiça, os bispos nada mais são que fidedignos pastores do rebanho de Cristo, que pelo próprio Deus, os foram confiados. A colegialidade com os irmãos não deve perecer, é preciso que sempre haja concordância, em suas ações e palavras, com aquilo que o Cristo Senhor nos deixou como caminho para a nossa salvação neste mundo: a fé da Igreja. Por esta mesma e tão somente única razão, cada bispo é responsável pela missão Apostólica da Igreja.

Tal missão – e é o segundo traço a frisar – é a de evangelizar, isto é, de prestar ao mundo o ministério da Salvação, mediante o dialogus salutis instaurado com ele. Essencialmente religioso, porque nasce de uma iniciativa de Deus e se finaliza no Absoluto de Deus, o ministerium salutis é ao mesmo tempo serviço ao homem – pessoa e sociedade – às suas necessidades espirituais e temporais, aos seus direitos fundamentais, à sua convivência humana e civil.²

Dom Pedaam, após ter manifestado desejo de retornar às atividades pastorais dentro de nosso âmbito religioso, aprouvê de Sua Santidade e a desta Congregação, a sua reabilitação ao encargo de Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo no Brasil, com todos os direitos e deveres reservados a este encargo.

Por fim, rogamos a Santíssima Virgem que interceda pela querida Arquidiocese de São Paulo, juntamente com este nosso irmão, para que sempre caminhem na estrada de Jesus.

Dado e passado em Roma, no Palácio da Congregação para os Bispos, aos vinte e seis dias do mês de Outubro, do Ano Santo da Misericórdia de 2021.

Prefeito desta Congregação


[1]. Catecismo da Igreja, § 1556, cap. 3º, “A Ordenação Episcopal - Plenitude do Sacramento da Ordem”.
[2]. Carta do Papa São João Paulo II a CNBB, 09/04/1986.