LAURENTIUS EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
BULA PONTIFÍCIA
"VENTUS SPIRITUS SANCTI"
PELA QUAL SE FECHA A ARQUIDIOCESE DE BERLIM
LAURENTIUS PP.
AD PERPETUAM REI MEMORIAM
«O sopro do Espírito Santo» direciona a Igreja fundada por Jesus Cristo para perpetuar a sua obra na Terra, "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco. É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós" (cf Jo 14, 16-18). É preciso estar atento aos sinais do Espírito, que conduz e assiste a Igreja, para que possamos cumprir o nosso múnus pastoral, evangelizador e missionário.
"E só possui, de verdade, o Espírito Santo quem tem intimidade com Deus. São Basílio nos diz que: 'é o Espírito Santo quem cria a intimidade com Deus'. Isso aparece claro na Carta aos Efésios: É por meio dele [Cristo] que, uns e outros, podemos apresentar-nos ao Pai num só Espírito. Portanto já não sois estrangeiros nem hóspedes, mas sois concidadãos dos santos e familiares de Deus… É Nele que também vós, juntamente com os outros, sois integrados na construção para formardes a morada de Deus por meio do Espírito (Ef 2, 18-22)" [1]. Deus nos concedeu um Espírito não de timidez, mas de força (cf. 2Tm 1-7), portanto, Ele encoraja a Igreja e oferece os subsídios necessários para perseverar na sua missão. A força do Espírito Santo faz com que a Igreja se sobressaia no mundo, que enfrente todo o tipo de adversidade e tribulações causadas pelo mundo moderno, pois a missão da Igreja é eterna, atemporal e salvífica.
Através da nossa autoridade apostólica, somos dotados dos dons, por este mesmo Espírito, para que confirmemos todo o povo de Deus na fé transmitida pelos nossos veneráveis antecessores, sustentada pela Revelação Divina. Outrossim, também somos imbuídos do poder apostólico que governa a Igreja, sendo o Romano Pontífice a maior autoridade visível da Igreja, o Vigário na Terra do próprio Cristo. Tal autoridade foi dada a São Pedro e aos seus sucessores por Jesus (cf. Mt 16, 18-19) e pela Sua promessa infalível, também somos, a todo momento, assistidos pelo Espírito Santo para guardarmos a fé ortodoxa.
Em profunda oração, ouvimos os sinais emanados pelo Espírito, que nos fez observar a realidade pastoral da Igreja presente na Alemanha, especificamente a Arquidiocese de Berlim. Para que uma circunscrição eclesiástica cumpra sublimemente a sua missão, devemos levar em alguns requisitos básicos e fundamentais, tais como: vocações laicais, consagradas e sacerdotais; atividade do clero (arqui)diocesano e o espírito missionário que deve prevalecer no âmbito eclesial.
Coletamos os vereditos das autoridades eclesiásticas acerca da situação da Arquidiocese de Berlim, concluímos, pois, em virtude da atual situação da Igreja presente no Habblive, que a supracitada não está sendo idônea e nem correspondendo aos requisitos exigidos e às expectativas pastorais, transformando-se numa árvore que deixou de frutificar. Apesar dos esforços de nosso diletíssimo filho, S. Em.ª Revma. Dom Marcos Nunes Cardeal Montserrat, até então Arcebispo Emérito, em pastorear com solicitude e zelo o povo de Deus a quem lhe foi confiado, os outros setores da Arquidiocese se encontraram sem ânimo e motivação para suprirem as necessidades eclesiais. Da Cátedra de São Pedro, que por providência divina recebemos, usamos a autoridade que nos foi confiada, portanto, DECRETAMOS e ORDENAMOS o FECHAMENTO da Arquidiocese de Berlim, cuja cátedra arquiepiscopal se encontra atualmente vacante.
Estabelecemos ainda que os presbíteros até então incardinados nesta Arquidiocese, estão, a partir da publicação desta bula, sob os auspícios da Congregação para o Clero que deliberará as suas novas funções, realocando-os nas localizações que necessitarem dos vossos serviços pastorais, assim como os bispos-auxiliares estão à disposição da Congregação para os Bispos.
Manifestamos a nossa eterna gratidão por todos os serviços oferecidos por vós, amados filhos, que contribuíram de bom grado na missão evangelizadora que lhes fora confiada na Arquidiocese de Berlim. Apesar de todas as tribulações, muitos mantiveram-se firmes neste egrégio propósito: servir a Casa de Deus, por isso, admoestamos que permaneçam solícitos ao chamado d'Ele e estejam dispostos a continuarem servindo à Igreja, Mãe e Mestra, que necessita de operários para a grande messe. Coragem! Não desanimem! Aos pés da cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, ofereça e santifique todo o teu labor, lembrem-se, assim como os discípulos de Jesus, que "o zelo pela tua casa me consumirá" (cf. Jo 2, 17).
Que nós possamos obedecer filialmente ao sopro do Espírito Santo que conduz a Igreja, levando-a aos caminhos que beneficiam todas as almas a nós confiadas a partir de nosso ministério apostólico.
Dado e passado em Roma, no dia 17 de outubro do ano de 2021, primeiro de nosso pontificado.
LAURENTIUS PP.
Pontifex et Papam
Ego subscriptum,
+ Apollonium Card. Materazzi
_____________________________________
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
[1] Dom José Valmor Cesar Teixeira, O Espírito Santo na Igreja (29 de maio de 2020).