MOTU PROPRIO
''MISSA SINE FIDELIBUS''
DO SUMO PONTÍFICE
BENEDICTVS
PELO QUAL SE PROÍBE A
CELEBRAÇÃO DA SANTA MISSA SEM ASSISTÊNCIA DE AO MENOS UM MINISTRO ORDENADO OU FIEL LEIGO
Os clérigos ao longo dos tempo difundiram em toda a Igreja o costume da celebração da Santa Missa sem a participação dos fiéis leigos e sem a assistência de ao menos um ministro seja ele ordenado ou fiel leigo. Ainda na linha de revisão de alguns costumes de nossa Igreja que em nada beneficiam a evangelização virtual e visando ainda a ineficácia de se celebrar a Santa Missa estando sozinho, pois nem mesmo aquele que celebra consegue de fato prestar atenção e guardar tudo o que é dito com o coração aberto, dispomos das novas normativas com relação à celebração da Santa Missa sem a participação dos fiéis:
- À partir da publicação deste Motu Proprio PROÍBE-SE a celebração da Santa Missa sem a assistência de ao menos um Ministro seja ele ordenado ou não.
- Esta proibição é vigente tanto para a Forma Extraordinária do Rito Romano quanto para a Forma Ordinária, muito celebrada atualmente.
É função da Igreja estar atenta às realidades pastorais no que tange à evangelização dos povos e ao nosso ver a celebração da Santa Missa sem a assistência de um ministro é totalmente ineficaz à evangelização dos fiéis e do próprio sacerdote que a preside.
Sem mais, rogo a intercessão de São José, Patrono da Igreja, para que interceda por nós e nos faça seguir retos e unidos como Igreja Peregrina que caminha rumo ao Reino dos Céus.
Dado em Roma, junto a São Pedro, aos 2 dias do mês de Setembro do Ano Santo da Misericórdia de 2021, primeiro do meu Pontificado.
+ Benedictvs Pp.
Pontifex Maximvs