Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Ata da I Assembleia Geral com os Bispos | Praefectvra Pontificalis Domvs

PRAEFECTVRA PONTIFICALIS DOMVS
VNA CVM BENEDICTVS PP.

DOM APOLÔNIO CARDEAL MATERAZZI
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ
CARDEAL-DIÁCONO DI SANCTA RITA DI CÁSSIA
PREFEITO DA CASA PONTIFÍCIA

Saúdo a todos os irmãos munidos do sacramento da Ordem, na submissão à Coroa Petrina de Sua Santidade, o Papa Bento, desejando-vos a graça, paz e misericórdia.

     No fausto dia vinte um do mês de setembro do ano do Senhor de dois mil e vinte um, às vinte horas e vinte e dois minutos, na Sala das Benções, Vaticano, reuniu-se todo o Colégio Apostólico desta Santa Igreja, com a presença dos presbíteros, fiéis assessores e colaboradores dos bispos, por ocasião da I Assembleia Geral convocada por Sua Santidade, o Papa Bento. 

Iniciou-se com a aclamação à Santíssima Trindade, feita pelo Papa Bento, para que o Espírito Santo pairasse sobre esta assembleia e que inspirasse os prelados a delibarem sábias decisões para o bem de nossa Igreja. O Romano Pontífice apresentou as pautas que seriam tratadas, tais foram: 1) Pontuações sobre a atual situação da Igreja; 2) Trabalhos nas Arquidiocese de Berlim e São Paulo; 3) Jornada Mundial da Juventude e seus preparativos; 4) Encerramento do Ano Santo da Misericórdia; 5) Concílio Vaticano I; 6) Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. 

No que tange ao primeiro item, o Santo Padre passou a palavra ao Colégio Episcopal, cujos membros pontuaram o estado de recuperação do clero em virtude o recente caso de rebeldia por parte de ex-clérigos da Igreja, ressaltando o aprendizado que tiraram deste episódio, além disso, também foi pontuado que os frutos de nossa evangelização só poderão ser colhidos mediante o empenho e dedicação de cada um, sobretudo o Colégio Presbiteral, de modo a retomar nossa missão primordial de evangelizar e estar comprometido com o pastoreio das almas. 

Como segunda pauta, foi questionado o desempenho das atuais Arquidiocese do clero, Berlim e São Paulo, na ocasião, os respectivos arcebispos, Dom Marcos Nunes e Dom Samuel Correia, discorreram que ainda falta empenho por parte dos colabores de suas circunscrições, apresentando a desmotivação dos presbíteros para com o serviço evangelizador como um dos principais fatores para esta situação e, como solução para este imbróglio, foi sugerida a presença mais assídua dos bispos na celebração da Santa Missa em suas arquidioceses e aprimorando o contato com os padres, com efeito, confirmou-se a continuação das duas Arquidioceses em nossa Igreja, bem como mantendo os seus trabalhos pastorais. 

No terceiro item, o Santo Padre indagou como andam os preparativos para a Jornada Mundial da Juventude, que está sob a incumbência de Dom Antônio Cardeal Llovera, bem como destacou a importância deste evento para a Arquidiocese de São Paulo, que o sediará. 

Como quarto item, foram apresentadas as instruções para o Encerramento do Ano Santo da Misericórdia, convocado pelo Papa Leão, que se dará na solenidade de Cristo Rei do Universo, também haverá um calendário para as Arquidioceses fecharem as suas portas santas, outrossim, foi destacada a importância da presença de todo âmbito eclesial nesta celebração. 

O Papa Bento, no quinto item, anunciou que o Concílio Vaticano I, primeiro de nossa Igreja, acontecerá no mês de dezembro, onde se elucidarão diversos assuntos pertinentes pelo Colégio Apostólico, encerrar-se-á na Missa do Galo. 

No sétimo item, apresentou-se a questão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que atuará diretamente na realidade pastoral do Brasil, dando voz e o suporte necessário para que os bispos brasileiros, de maneira colegial e em comunhão com a Santa Sé, deliberem as estratégias pastorais necessárias para a evangelização no Brasil, à luz da Sã Doutrina da Igreja e dos ensinamentos apostólicos. 

Em seguida, foi pontuado por Dom Tomás Cardeal Von Klapperschlange, a necessidade de estabelecermos um processo legal para validar qualquer censura canônica, a fim de salvaguardar a justiça e o direito na aplicação de penas aos clérigos que infringirem as normas da Igreja. 

Por fim, o Santo Padre, o Papa Bento, deu a benção final e encerrou a I Assembleia Geral com os Bispos rendendo graças ao Senhor, nosso Deus. 

Nada mais havendo a ser discutido, eu, Apolônio Materazzi, na qualidade de secretário desta augusta reunião, exaro conforme os termos legais a presente ata que segue assinada por quem de direito.

+ Apollonium Cardinalem Materazzi