BENEDICTVS, EPISCOPVS
SERVUS SERVORUM DEI
Aos Reverendíssimos Padres Anselmo Silva e José Chaib,
saúde e bênção apostólica!
Escrevo-os paternalmente, com solicitude de Pastor e Pai admoestando-os quanto aos recentes envolvimentos políticos com que os reverendíssimos sacerdotes tem ancorado o seu Ministério. Recordo-os que o padre é tirado do meio do povo, para servir este mesmo povo, aproximando-0s do Senhor e é por meio da Igreja que o fazem. Recordo-vos ainda a morte para o mundo, devendo ocupar-se tão somente das coisas de Deus e do Ministério Sacerdotal.
A Igreja é apartidária e não deve, de espécie nenhuma, tomar parte ou defender assuntos políticos, ainda que todos tenham o direito de expressar sua opinião pessoal, desde que não o faça em âmbito e território eclesiástico.
Deste modo, à partir desta solene admoestação, IMPONHO sob os reverendos sacerdotes as seguintes exigências:
- O SILÊNCIO OBSEQUIOSO de todo e qualquer assunto político enquanto forem clérigos e em comunhão com esta Sé Apostólica.
- EXORTO-OS a cumprirem fielmente, com a devida obediência e reverência, o Ministério Sacerdotal, como ensina o Magistério da Igreja e a Sagrada Tradição no qual os reverendíssimos padres assim o quiseram assumir no dia de suas respectivas ordenações sacerdotais.
- RECORDO-OS ainda o fato de que não são sacerdotes para si mesmos, mas para Deus e para a Sua Igreja, portanto devem estar em perfeita comunhão e obediência com a Igreja de Deus e com o Sumo Pontífice.
Esta decisão se dá, em vista dos recentes acontecimentos em que se cria um ambiente hostil de intermináveis discussões e inflagem de egos e opiniões pessoais. Assim, esta imposição visa cessar estas situações, justamente preservando a harmoniosidade do ambiente clerical.
Aqui recordamos a divergência de carismas que todos nós temos, mas elas devem ser agregadas à Igreja e não dividi-la e separá-la de sua real missão. Ressaltamos que este mundo é passageiro e não devemos desperdiçar o nosso tempo com as coisas do mundo, mas com as coisas do Alto, antes que seja tarde demais!
Fraternalmente;
+ Benedictvs Pp.
Pontifex Maximvs