BENEDICTVS, EPISCOPVS
SERVUS SERVORUM DEI
AD PERPETUAM REI MEMORIAM
CONSTITUIÇÃO APOSTÓLICA
''LIBRIS SANCTIS''
SOBRE A REVISÃO E EDIÇÃO TÍPICA DO MISSAL ROMANO,
PONTIFICAL ROMANO E SACRAMENTÁRIO ROMANO
Desde os primódios da Igreja, a sua Liturgia sempre obteve grande e satisfatória importância em sua missão evangelizadora. Em nossa realidade pastoral, a utilização destes livros litúrgicos é uma realidade exercida desde o pontificado de Sua Santidade o Papa Paulo, que assentou-se sob a Cátedra de Pedro no início da Igreja. Desde então os pontífices reinantes bem como a Sagrada Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos acomodaram-se no sentido de uma especial atenção à este tema tão pertinente: a revisão e edição destes livros utilizados diariamente pelos clérigos da Santa Madre Igreja.
É preciso entender a necessidade desta revisão, de modo que ela seja eficaz para toda a Igreja, desvinculando-se dos livros utilizados por nós atualmente que já não mais suprem as necessidades pastorais da Igreja, além de estarem incompletos e por vezes apresentarem consideráveis erros que tornaram-se recorrentes em meios às nossas celebrações. Faltam informações verídicas e um especial detalhamento na organização destes ritos. É importante observamos a capacidade que temos em revisar todos eles e, à nossa maneira, promulgar novos livros litúrgicos de nossa autoria que sejam capazes de possuir um fácil entendimento e se torne mais acessível e viável tanto aos clérigos quanto aos fiéis leigos que dele fizerem uso.
Dessarte, há alguns dias este Gabinete Apostólico tem notificado a Sagrada Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos quanto a melhor execução destes trabalhos tão urgentes e necessários no momento. Nossa notificação foi acolhida com a devida obediência e entendimento por desta mesma Congregação que assim como Nós nutre do mesmo pensamento e está disposta a cooperar e colaborar com este enorme porém recompensador serviço litúrgico.
Deste modo, vendo tais necessidades e urgência pastoral e eclesiástica, Nós, munidos de poder e autoridade apostólica, sucedendo ao Bem-aventurado apóstolo Pedro DECRETAMOS, DEFINIMOS, DECLARAMOS E ORDENAMOS a Revisão e Edição Típica do Missal Romano, do Pontifical Romano e do Sacramentário Romano por parte da Sagrada Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos junto à comissão litúrgica por ela nomeada de modo que seja apresentada ao Sumo Pontífice até o término do ano de 2022..
Após a apresentação deste, se aprovado, deverá entrar em vigor por toda a Igreja, afim de que sejam utilizados pelo Clero em favor do povo de Deus e de Sua Santa Igreja Católica.
Dessarte, o que aqui é ordenado e estabelecido por Nós deverá ser fielmente observado e entregue no prazo estipulado por aqueles a quem compete tais encargos e responsabilidades.
Assim, recorro à proteção da Santíssima Virgem Maria para que rogue a Deus por nós, em especial pelos homens a quem Deus inspira tais cuidados e atenção para com a Liturgia de Sua Igreja.
Dado e passado em Roma, aos 07 dias do mês de Agosto do Ano Santo da Misericórdia de 2021, primeiro do meu Pontificado.
+ Benedictvs Pp.
Pontifex Maximvs