BENEDICTVS, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
caros Sacerdotes e Diáconos
que estas nossas letras apostólicas obtiverem conhecimento,
saúde e paz da parte de Deus, nosso Pai.
Tendo em vista a atual conjuntura e numerosidade do Clero, homens que foram reconhecidos pela Igreja por sua dedicação a mesma e a fidelidade ao Sumo Pontífice. Ainda refletindo sobre alguns aspectos destes mesmo Ministros que podem e devem ser melhorados, por meio da missão que me foi confiada pelo Colégio de Cardeais, visando a unidade da Igreja, a padronização do Clero e o encargo de ser o chefe desta mesma Igreja DECRETO as seguintes sansões ao Clero:
I. O Cardeal que, seja qual for a sua dignidade, ausentar-se por até 3 dias sem prévia justificativa, salvo casos de emeritação ou licença, será exonerado.
Sendo assim, o Cardeal que não sentir-se mais em condições de se manter no status de ativo, deverá solicitar emeritação ou demissão do estado clerical, se for o caso.
II. O Bispo que, seja qual for a sua dignidade, ausentar-se por até por até 3 dias sem prévia justificativa, salvo casos de emeritação ou licença, será exonerado.
Sendo assim, o Bispo que não sentir-se mais em condições de se manter no status de ativo, deverá solicitar emeritação ou demissão do estado clerical, se for o caso.
III. O Sacerdote que, seja qual for a sua dignidade, ausentar-se por até 3 dias sem prévia justificativa, salvo casos de emeritação ou licença, será exonerado.
IV. Emeritações serão concedidas em caso de extrema necessidade ou por motivos pessoais considerados plausíveis e urgentes para tal.
V. À partir da publicação deste, a Prefeitura da Casa Pontifícia passa a possuir o encargo de fazer a verificação de login de TODOS os clérigos conforme consta seus nicks dispostos nas nomeações. Aqueles que não estiverem em conformidade com o que aqui decretamos sofrerão as sansões impostas.
A missão do Ministério Petrino está relativamente ligada à preservação da unidade da Igreja e da harmonia e boa convivência entre seus membros. Na medida em que algo ou alguém atenta contra esta, cabe ao Sumo Pontífice fazer uso das faculdades que lhe foram conferidas visando o bem a unidade da Igreja e daqueles que a congregam.
Rogo ao Santo Espírito de Deus para que guie e ilumine o Clero, afim de que sejam fiéis cooperadores da Igreja e do Vigário de Cristo.
Dado em Roma, junto a São Pedro, aos 28 dias do mês de Julho do Ano Santo da Misericórdia de 2021, primeiro do meu Pontificado.
+ Benedictvs Pp.
Pontifex Maximus