Orientações acerca da nova forma de evangelização dentro da realidade do Hotel
"Todo o que nasceu de Deus vence o mundo.
E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé." (I Jo 5)
A Santa Igreja tem como principal missão evangelizar, levando a palavra de Nosso Senhor e seguindo seus ensinamentos ao dizer: "Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!" nós, aqui no Habblive, encontramos esse meio levando ensinamentos e incentivando às vocações sacerdotais e religiosas, mostrando como é a vida religiosa e clerical.
De tempos em tempos, é necessário um novo meio de evangelização, encontrando meios eficazes de levar Nosso Senhor às pessoas por da Igreja. Realidade no qual vem sendo cada vez mais esquecida e fazendo verdadeiramente um trabalho egocêntrico, pensando somente na própria vocação e nos próprios privilégios.
Esquecendo a finalidade no qual estamos presentes no jogo, não faz mais sentido continuar esse verdadeiro apostolado. Um dos meios que encontramos para prosseguir a evangelização foi se enturmando com os RPG's presentes no hotel. Um meio eficaz e que tem dado muitos frutos.
Mas, ainda sim há uma confusão, onde os clérigos não tem um apostolado eficaz. Nem sempre por vontade própria, mas por falta de formação e de meios para que essa evangelização seja eficaz e não um simples RPG de Igreja.
Rezar o terço sozinho dentro de uma Igreja não gera frutos nem tem eficácia, o melhor meio de evangelização é conversando com as pessoas, indo nos quartos, levando Cristo por meio de eventos que geram sim frutos.
Rezar a Santa Missa com outros clérigos sozinho, tem eficácia desde que a homilia seja feita de forma que toque a alma dos sacerdotes ali presentes. Despertando mudança e havendo verdadeira conversão. Assim também devemos considerar o respeito e a reverência nos ritos sagrados, mostrando seriedade dos sacerdotes na missão que se comprometeram.
Por fim, desejamos que os sacerdotes sigam aquilo que se comprometeram em sua ordenação sacerdotal: evangelizar. Os escândalos que vem se alastrando em toda realidade virtual em todos esses anos não pode ser uma barreira para perdermos a verdadeira finalidade no qual estamos aqui, Bento XVI deixou isso claro no Encerramento do Ano Sacerdotal em 2009: "Vieram à luz os pecados dos sacerdotes, sobretudo o abuso com os mais pequenos em que o sacerdócio, qual tarefa do cuidado de Deus para com o homem, resultou exactamente no oposto. Também nós pedimos insistentemente perdão a Deus e às pessoas envolvidas e prometemos fazer todo o possível para que tais abusos nunca mais aconteçam. Vemos hoje que não se trata de amor quando se toleram comportamentos indignos da vida sacerdotal. Tal como não se trata de amor quando se permite proliferar a heresia, a deturpação e a dissolução da fé, como se nós, autonomamente, inventássemos a fé. Como se já não fosse dom de Deus. Pedra preciosa que não deixamos arrancar."
Pedimos à São José, patrono da Igreja, perseverança em nosso apostolado para que possamos sempre estar dispostos a evangelizar, se doar e amar.
Roma, 13 de junho de 2021.
+ Ronaldo Souza Skol Araújo Card. Júnior, EP.
Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé