Relatório da III Sessão Sinodal
Na Sala Sinodal, às 21h, foi iniciada a Terceira Sessão do I Sínodo dos Bispos, na presença de Sua Santidade e dos Cardeais e Bispos presentes foi discutido o seguinte tema: O Ministério Pastoral do Bispo na Diocese, as funções e o múnus inerentes ao seu ofício.
O Bispo no ministério de Cristo, os bispos são sucessores dos apóstolos, esta é a identidade do Bispo. O Bispo deve ter um único propósito o de evangelizar. O Bispo deve se identificar com Cristo deve ser conforme a Igreja e não separado em um partido como por exemplo: TL e Tradicionais.
Desde o Papa até os seminaristas, a Igreja precisa de pessoas vivas, dinâmicas, presentes e carismáticas. É preciso haver um trabalho pastoral ativo. A vida fora do jogo é prioridade sempre, de modo que não comprometamos muito de nosso tempo ao jogo, nem esqueçamos do jogo. Devemos estar abertos a ação do Espírito Santo, o que permite uma melhor identificação do Bispo com a Igreja.
Foi debatido também sobre a fragilidade de nossa comunhão eclesial e as maneiras de fortalecê-la, pois para uma melhor comunhão eclesial é preciso também saber aceitar o próximo no melhor e no pior. É preciso haver um cuidado com a imagem que passamos aos demais porque no final das contas somos todos, embora muitos somos um. A Igreja é casa e escola de comunhão. Se participarmos da vida eclesial seremos levados a manter a comunhão entre os clérigos.
Propostas apresentadas:
- Caberá a cada congregação uma reunião semanal de integração com os seus membros.
- Redução de estado clerical dos inativos e ausentes. Faculdade concedida às congregações.
- Que todo o clero deve se reunir com uma Missa da unidade, sendo esta mensal.
Concluo esta síntese dizendo que dos presentes, todas estas propostas acima foram votadas com unanimidade sem nenhum impedimento, ou contraposição.