Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Livreto | Liturgia das Horas (Completas)

 

LIVRETO CELEBRATIVO
LIVRARIA EDITORA VATICANA
CÓPIA PARCIAL OU IMPARCIAL PROIBIDA POR PLÁGIO
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS ®
CIDADE ESTADO DO VATICANO

LITURGIA DAS HORAS
COMPLETAS

Basílica de Santa Maria del Popolo - 25. 05. 2021 - Roma


Estando todos em seus lugares, o presidente inicia conforme escrito:

SAUDAÇÃO INICIAL

Pres: Vinde ó Deus em nosso auxílio.
Ass: Socorrei-nos sem demora.

Pres: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Ass: Como era no princípio, agora e sempre, amém. Aleluia!


HINO

Lado 1:
Agora que o clarão da luz se apaga, a vós nós imploramos, Criador:
com vossa paternal misericórdia, guardai-nos sob a luz do vosso amor.

Lado 2:
Os nossos corações sonhem convosco: no sono, possam eles vos sentir.
Cantemos novamente a vossa glória ao brilho da manhã que vai surgir.

Lado 1:
Saúde concedei-nos nesta vida, as nossas energias renovai;
da noite a pavorosa escuridão com vossa claridade iluminai.

Lado 2:
Ó Pai, prestai ouvido às nossas preces, ouvi-nos por Jesus, nosso Senhor,
que reina para sempre em vossa glória, convosco e o Espírito de Amor.


SALMODIA

O povo entoa a antífona:

Ant. 1
NÃO ESCONDAIS A VOSSA FACE DE MIM,
PORQUE EM VÓS COLOQUEI A ESPERANÇA!

Salmo 87 (88)

Lado 1:
A vós clamo, Senhor, sem cessar, todo o dia, e de noite se eleva até vós meu gemido.
Chegue a minha oração até a vossa presença, inclinai vosso ouvido a meu triste clamor!

Lado 2:
Saturada de males se encontra a minh’alma, minha vida chegou junto às portas da morte.
Sou contado entre aqueles que descem à cova, toda gente me vê como um caso perdido!

Lado 1:
O meu leito já tenho no reino dos mortos, como um homem caído que jaz no sepulcro,
de quem mesmo o Senhor se esqueceu para sempre, e excluiu por completo da sua atenção.

Lado 2:
Ó Senhor, me pusestes na cova mais funda, nos locais tenebrosos da sombra da morte.
Sobre mim cai o peso do vosso furor, vossas ondas enormes me cobrem, me afogam.

Lado 1:
Afastastes de mim meus parentes e amigos, para eles tornei-me objeto de horror.
Eu estou aqui preso e não posso sair, e meus olhos se gastam de tanta aflição.

Lado 2:
Clamo a vós, ó Senhor, sem cessar, todo o dia, minhas mãos para vós se levantam em prece.
Para os mortos, acaso, faríeis milagres? Poderiam as sombras erguer-se e louvar-vos?

Lado 1:
No sepulcro haverá quem vos cante o amor e proclame entre os mortos a vossa verdade?
Vossas obras serão conhecidas nas trevas, vossa graça, no reino onde tudo se esquece?

Lado 2:
Quanto a mim, ó Senhor, clamo a vós na aflição, minha prece se eleva até vós desde a aurora.
Por que vós, ó Senhor, rejeitais a minh’alma? E por que escondeis vossa face de mim?

Lado 1:
Moribundo e infeliz desde o tempo da infância, esgotei-me ao sofrer sob o vosso terror.
Vossa ira violenta caiu sobre mim e o vosso pavor reduziu-me a um nada!

Lado 2:
Todo dia me cercam quais ondas revoltas, todos juntos me assaltam, me prendem, me apertam.
Afastastes de mim os parentes e amigos, e por meus familiares só tenho as trevas!

Lado 1:
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

O povo entoa a antífona:

Ant. 1
NÃO ESCONDAIS A VOSSA FACE DE MIM,
PORQUE EM VÓS COLOQUEI A ESPERANÇA!


LEITURA BREVE
(Cf. 1 Pd 5, 8-9a)

Sede sóbrios e vigilantes. O vosso adversário, o diabo, rodeia como um leão a rugir, procurando a quem devorar. Resisti-lhe, firmes na fé.

RESPONSÓRIO BREVE

Pres: Senhor, em vossas mãos eu entrego o meu espírito.
Ass: Senhor, em vossas mãos eu entrego o meu espírito.

Pres: Vós sois o Deus fiel, que salvastes vosso povo.
Ass: Senhor, em vossas mãos eu entrego o meu espírito.

Pres: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Ass: Senhor, em vossas mãos eu entrego o meu espírito.


CÂNTICO EVANGÉLICO

SALVAI-NOS, SENHOR, QUANDO VELAMOS,
GUARDAI-NOS TAMBÉM QUANDO DORMIMOS!
NOSSA MENTE VIGIE COM O CRISTO,
NOSSO CORPO REPOUSE EM SUA PAZ!

CÂNTICO DE SIMEÃO
(Lc 2,29-32)

A assembleia e os presbíteros rezam: 

Cristo, luz das nações e glória de seu povo
Deixai, agora, vosso servo ir em paz,
conforme prometestes, ó Senhor.

Pois meus olhos viram vossa salvação
que preparastes ante a face das nações:
uma Luz que brilhará para os gentios
e para a glória de Israel, o vosso povo.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém

CÂNTICO EVANGÉLICO

SALVAI-NOS, SENHOR, QUANDO VELAMOS,
GUARDAI-NOS TAMBÉM QUANDO DORMIMOS!
NOSSA MENTE VIGIE COM O CRISTO,
NOSSO CORPO REPOUSE EM SUA PAZ!


ORAÇÃO FINAL

Pres: Iluminai, Senhor, esta noite e fazei-nos dormir tranquilamente, para que em vosso nome nos levantemos alegres ao clarear do novo dia. Por Cristo, nosso Senhor. O Senhor todo-poderoso nos conceda uma noite tranquila e, no fim da vida, uma morte santa. 

Todos respondem:
Ass: Amém.

ANTÍFONA FINAL DE NOSSA SENHORA

Ave, Rainha do céu; ave, dos anjos Senhora;
ave, raiz, ave, porta; da luz do mundo és aurora.
Exulta, ó Virgem tão bela, as outras seguem-te após; nós te saudamos: adeus!
E pede a Cristo por nós! Virgem Mãe, ó Maria!