DOM ARMAND JEAN DU PLESSIS CARDEAL RICHELIEU
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL BISPO DI ÓSTIA
DECANO DO SACRO COLÉGIO DE CARDEAIS
Ao Santo Padre, o Papa Júlio, suplicando-lhe a sua pia Bênção Apostólica.
Beatíssimo Pai, nestes dias recebemos a triste notícia da renúncia de Vossa Santidade ao Ministério Petrino pelo qual esteve à frente durante árduos 3 meses de pontificado.
Com muita tristeza vos escrevo para saudá-lo e agradecê-lo por tudo o que fez pela Santa Igreja. Apenas aqueles que outrora estiveram próximos de Sua Santidade sabem de fato o peso imposto pelo Ministério Petrino. De igual modo, admira-nos a coragem que Vossa Santidade teve em nos comunicar vossa renúncia, um ato de bravura e fortaleza de um homem que sabe reconhecer os seus limites.
De vosso pontificado nos restará boas lembranças e uma sensação única de Igreja orante. Como já havia dito para Vossa Santidade durante a Celebração da Solene Vigília Pascal, particularmente acredito que a Santa Igreja nunca esteve num clima tão profundo de oração e envolvimento nos mistérios de Cristo propostos pela Liturgia quanto em vosso pontificado.
Santo Padre, conte sempre com o nosso afeto e sinceras orações por vossa saúde e pela manutenção de sua fé em Jesus Cristo. Em nome do Sacro Colégio de Cardeais, nós o agradecemos imensamente! Obrigado por tudo!
Salve, Santo Padre Júlio! Vivas tanto ou mais que Pedro!
Em Cristo Jesus;
+ Armand Card. Richelieu
Decano do Sacro Colégio de Cardeais