Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Livreto Celebrativo | Unção e Coroação de um Monarca

 

LIVRETO CELEBRATIVO
CERIMÔNIA DE UNÇÃO E COROAÇÃO
REI DE SABÓIA
CÓPIA PARCIAL OU IMPARCIAL PROIBIDA POR PLÁGIO
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS ®
CIDADE ESTADO DO VATICANO


VOSSA MAJESTADE REAL
NERO I DE SAVOIA

CATEDRAL DE GÊNOVA, SABÓIA




1. O monarca no dia de sua coroação, sai do seu palácio em um cortejo solene até a Igreja aonde será coroado e consagrado rei daquele território.

2. Ao chegar na Igreja, o novo regente entra pela porta oeste, sendo recebido com um hino pelos participantes da cerimônia – famílias reais de outros países, clero, grandes chefes de Estado, políticos etc. Então caminha até a capela do Santíssimo Sacramento, lá, em uns minutos breves pede a Deus por seu reinado.

3. Após a oração breve na capela, o monarca se dirige até aonde o Santo Padre estará, que em seguida diz as seguintes palavras.

S. Em nome do Pai e + do Filho e do Espírito Santo.
R. Amém.

S. A paz esteja convosco.
R. O amor de Cristo nos uniu.

4. Todos então se sentam, menos o monarca. Um dos bispos-auxiliares presentes então, se aproxima para pedir ao Legado Papal em nome da Igreja Católica, para realizar a coroação.

Bispo-auxiliar: Apresentamos à Sua Excelência, aquele que deve receber a sucessão legítima do trono, do reinado de Sabóia, Vossa Alteza o Príncipe Nero di Savoia.

5. O Legado Papal, então interroga o bispo.

S. Podes dizer-me se ele é digno deste chamado de Deus?
Bispo-auxiliar: Tendo interrogado o povo de Deus e ouvido os responsáveis, dou testemunho que foi considerado digno.

6. O Legado Papal então se levanta, portando a mitra preciosa, começa o discurso que reconhece o rei oficialmente. Ao fim das palavras do Legado Papal todos respondem.

R. Deus salve o Rei!

7. O novo regente fica de pé e logo em seguida se ajoelha diante do Legado Papal, toma um juramento solene, conhecido como uma profissão, colocando a mão sobre a Bíblia diz.

Monarca: Eu, Nero di Savoia, prometo, me obrigo e juro cumprir todas as leis e promover o bem neste reino. Assim Deus me ajude e estes Santos Evangelhos, que toco com a minha mão.

8. O Legado Papal juntamente de todos os bispos ali presente então se levantam, diante do monarca ainda ajoelhado, fazem a seguinte oração.

S. Oremos...
Todo-Poderoso e eterno Deus, criador de todas as coisas, Imperador dos Anjos, Rei dos reis e Senhor dos senhores, que causou o teu servo fiel Abraão para triunfar sobre seus inimigos, deu muitas vitórias para Moisés e Josué, os líderes de seu povo, exaltado o seu humilde servo David à eminência da realeza, enriquecida Salomão com os dons inefáveis da sabedoria e paz, ouvir as nossas orações humildes, rogamos, ó Senhor, e multiplicar as suas bênçãos (aqui traça o sinal da cruz sobre o monarca ajoelhado) sobre este teu servo Nero di Savoia, que em devoção piedosa que eleger e consagrar como rei; rodeá-lo sempre e em toda parte com a força de seu braço direito, que ele, sendo firmes na fé como Abraão, dotado com mansidão como Moisés, armado com coragem como Josué, louvável em humildade como Davi, e distinguido com a sabedoria como Salomão, pode por favor, você em todas as coisas e sempre andar sem ofensa no caminho da justiça inviolável; defendida pelo capacete da sua proteção, coberta com seu escudo invencível e vestida com uma armadura celestial; pode ele obter o triunfo da vitória sobre os inimigos da Santa Cruz de Cristo feliz, levá-los a temer seu poder, e trazer a paz para aqueles que são os seus soldados. Através de Jesus Cristo, nosso Senhor, que pelo poder de Sua Cruz destruiu inferno, superou o reino do diabo, ascendeu vitorioso ao céu, e no qual subsiste todo o poder, a realeza e a vitória, Aquele que é a glória dos humildes e os vida e da salvação dos povos, que vive e reina convosco na unidade do Espírito Santo, um só Deus, pelos séculos dos séculos.
R. Amém.

9. Concluindo a oração, o monarca se levanta, vai ao centro da igreja aonde está preparado um tapete com uma almofada, ali ele se deita diante da Graça de Deus. Todos se prostram e canta-se a ladainha, a qual todos respondem; nos domingos e no Tempo pascal, todos permanecem de pé; nos outros dias, de joelhos. Neste caso, o diácono diz:

Diácono: Ajoelhemo-nos.

Inicia-se a Ladainha de Todos os Santos.

SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS.
R. SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS.

CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS.
R. CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS.

SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS.
R. SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS.

SANTA MARIA, MÃE DE DEUS,
R. ROGAI POR NÓS!

SÃO MIGUEL,
R. ROGAI POR NÓS!

SANTOS ANJOS DE DEUS,
R. ROGAI POR NÓS!

SÃO JOÃO BATISTA,
R. ROGAI POR NÓS!

SÃO JOSÉ,
R. ROGAI POR NÓS!

SÃO PEDRO E SÃO PAULO,
R. ROGAI POR NÓS!

SANTO ANDRE E SÃO TIAGO,
R. ROGAI POR NÓS!

SÃO JOÃO E SÃO TOMÉ,
R. ROGAI POR NÓS!

SÃO TIAGO E SÃO FILIPE,
R. ROGAI POR NÓS!

SÃO BARTOLOMEU E SÃO MATEUS,
R. ROGAI POR NÓS!

SÃO SIMÃO E SÃO TADEU,
R. ROGAI POR NÓS!

SÃO MATIAS E SANTA MARIA MADALENA,
R. ROGAI POR NÓS!

SANTO ESTÊVÃO,
R. ROGAI POR NÓS!

SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA,
R. ROGAI POR NÓS!

SÃO LOURENÇO,
R. ROGAI POR NÓS!

SANTA PERPÉTUA E SANTA FELICIDADE,
R. ROGAI POR NÓS!

SANTA INÊS E SÃO GREGÓRIO,
R. ROGAI POR NÓS!

SANTO AGOSTINHO E SANTO ATANÁSIO,
R. ROGAI POR NÓS!

SÃO BASÍLIO E SÃO MARTINHO,
R. ROGAI POR NÓS!

SÃO BENTO,
R. ROGAI POR NÓS!

SANTA MÔNICA,
R. ROGAI POR NÓS!

SÃO FRANCISCO E SÃO DOMINGOS,
R. ROGAI POR NÓS!

SÃO FRANCISCO XAVIER E SÃO JOÃO MARIA VIANNEY,
R. ROGAI POR NÓS!

SANTA CATARINA DE SENA E SANTA TERESA DE JESUS,
R. ROGAI POR NÓS!

TODOS OS SANTOS E SANTAS DE DEUS,
R. ROGAI POR NÓS!

SEDE-NOS PROPÍCIO,
R. OUVI-NOS, SENHOR!

PARA QUE NOS LIVREIS DE TODO O MAL,
R. OUVI-NOS, SENHOR!

PARA QUE NOS LIVREIS DE TODO PECADO,
R. OUVI-NOS, SENHOR!

PARA QUE NOS LIVREIS DA MORTE ETERNA,
R. OUVI-NOS, SENHOR!

PELA VOSSA ENCARNAÇÃO, MORTE E RESSURREIÇÃO,
R. OUVI-NOS, SENHOR!

PELA EFUSÃO DO ESPÍRITO SANTO,
R. OUVI-NOS, SENHOR!

APESAR DE NOSSOS PECADOS,
R. OUVI-NOS, SENHOR!

PARA QUE VOS DIGNEIS CONDUZIR E PROTEGER A VOSSA IGREJA,
R. OUVI-NOS, SENHOR!

PARA QUE VOS DIGNEIS CONSERVAR NO VOSSO SANTO SERVIÇO O PAPA, OS BISPOS E TODO O CLERO,
R. OUVI-NOS, SENHOR!

PARA QUE VOS DIGNEIS ABENÇOAR, SANTIFICAR E CONSAGRAR ESTE ELEITO,
R. OUVI-NOS, SENHOR!

PARA QUE VOS DIGNEIS CONCEDER A TODOS OS POVOS A PAZ E A VERDADEIRA CONCÓRDIA,
R. OUVI-NOS, SENHOR!

PARA QUE VOS DIGNEIS MANIFESTAR A VOSSA MISERICÓRDIA A TODOS QUE SOFREM TRIBULAÇÕES,
R. OUVI-NOS, SENHOR!

PARA QUE VOS DIGNEIS CONSERVAR-NOS E CONFORTAR-NOS NO SANTO SERVIÇO,
R. OUVI-NOS, SENHOR!

JESUS, FILHO DO DEUS VIVO,
R. OUVI-NOS, SENHOR!

CRISTO, OUVI-NOS.
R. CRISTO, OUVI-NOS.

CRISTO, ATENDEI-NOS.
R. CRISTO, ATENDEI-NOS.

10. Terminada a ladainha, só o Legado Papal se levanta e diz, de mãos estendidas:

S. Ouvi-nos, Senhor, nosso Deus, e derramai sobre este vosso servo a bênção do Espírito Santo e a força da graça, a fim de que acompanheis com a riqueza de vossos dons o que apresentamos à vossa solicitude para ser consagrado. Por Cristo, nosso Senhor.
R. Amém.

Se for o caso, o diácono diz:
Diácono: Levantai-vos.
E todos se levantam.

11. O Legado Papal então volta a sentar-se portando a mitra preciosa, o monarca se aproxima para receber a consagração pelo óleo santo.

S. Deus, o Filho de Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo, que pelo Pai foi ungido com o óleo da alegria acima de seus companheiros, que Ele próprio, por este presente infusão de unção sagrada derramar sobre sua cabeça a bênção (aqui traça o sinal da cruz sobre o cabeça do monarca) do Espírito Paráclito , para que Ele possa penetrar nos recessos mais íntimos de seu coração, de modo que você recebe, por este óleo visível e material, presentes invisíveis, e, finalmente, depois de ter realizado o governo apenas deste império temporais, pode merecer a reinar eternamente com Ele, o único que é o Rei sem pecado dos Reis, que vive e é glorificado com Deus Pai, na unidade do Deus Espírito Santo, para todo o sempre.
R. Amém.

12. O Legado Papal então após concluir a oração e ungir a cabeça do monarca com o santo óleo dos catecúmenos, levanta-se diante do Rei ainda de joelhos e estendo as mãos junto dos bispos presentes, faz a seguinte oração.

S. Oremos...
Todo-Poderoso eterno Deus, que fez a ser ungido como reis, Hazael da Síria, e Jeú, sobre Israel, por nas mãos de Elias; e também Davi e Saul por nas mãos de o Profeta Samuel, nós te pedimos, conceder sua bênção para a obra das nossas mãos, e este o seu servo Nero di Savoia, a quem, embora indigno, ungido hoje como monarca com a sagrada unção, conferir a força e eficácia da referida pomada; constituem, ó Senhor, o principado sobre os ombros, que ele seja um forte, justo, fiel e governante prudente deste Reinado e do teu povo: um cultivador da justiça, um defensor da sua Santa Igreja e da fé cristã, para a honra e louvor de sua gloriosa Nome. Através de Jesus Cristo, nosso Senhor, vosso Filho, que contigo vive e reina na unidade do Espírito Santo, Deus para todo o sempre.
R. Amém.

13. O rei então se levanta, é acompanhado até o trono aonde é vestido com um manto dourado e apresentado às joias da coroa. Primeiro as esporas, seguidas pela espada, pelos braceletes, pelo orbe e por um anel na mão direita. O rei ganha um por vez que após receber entrega ao acólito que por sua vez, coloca sobre o altar. Enfim, recebe o cetro com a cruz na mão direita e e a haste com a pomba na esquerda.

14. O Legado Papal então se aproxima, segurando a coroa do monarca já abençoada no princípio do reino, e coroa o Soberano dizendo as seguintes palavras:

S. Eu, Vossa Excelência Reverendíssima Dom Pedaam Sabóia-Sforza-Romero, Legado Pontifício de Sua Santidade Júlio, te dou a graça da coroa deste reinado, pela graça de Deus.

S. Saudemos Vossa Majestade Real Nero I di Savoia, Rei de Sabóia.

15. Todos então se aproximam do Soberano para beija-lhe a mão enquanto toca-se o Hino do Reinado. Finalizando o rito de coroação.