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Folheto Celebrativo: Instituição da Prelazia do Xingu

 
VISITA APOSTÓLICA DE SUA SANTIDADE
JÚLIO II AO BRASIL

INSTITUIÇÃO DA PRELAZIA DO ALTO XINGU
E POSSE DO BISPO ELEITO

A tomada de posse um novo Bispo seja realizada em um dia festivo, ou em um dia onde seja possível o maior número do clérigos presentes. 

Convém que todo o clero diocesano concelebre a posse de seu novo pastor.

1. Reunido o povo, o sacerdote dirige-se ao presbitério com os ministros, durante o canto de entrada.

CANTO DE ENTRADA
DEIXA A LUZ DO CÉU ENTRAR 

DEIXA A LUZ DO CÉU ENTRAR
DEIXA A LUZ DO CÉU ENTRAR
ABRE, POIS, DE PAR EM PAR TEU CORAÇÃO
E DEIXA A LUZ DO CÉU ENTRAR

1. TU ANSEIAS, EU BEM SEI, A SALVAÇÃO
TENS DESEJO DE BANIR A ESCURIDÃO
ABRE, POIS, DE PAR EM PAR TEU CORAÇÃO
E DEIXA A LUZ DO CÉU ENTRAR

2. CRISTO A LUZ DO CÉU EM TI QUER HABITAR
PARA AS TREVAS DO PECADO DISSIPAR
TEU CAMINHO E CORAÇÃO ILUMINAR
E DEIXA A LUZ DO CÉU ENTRAR

3. QUE ALEGRIA ANDAR AO BRILHO DESSA LUZ
VIDA ETERNA E PAZ NO CORAÇÃO PRODUZ
OH! ACEITA AGORA O SALVADOR JESUS
E DEIXA A LUZ DO CÉU ENTRAR

SAUDAÇÃO

2. Chegando ao altar e feita a devida reverência, beija-o em sinal de veneração e, se oportuno, incensa-o. Em seguida, todos se dirigem às cadeiras.

Terminado o canto de entrada, toda a assembleia, de pé, faz o sinal da cruz enquanto o sacerdote diz:
Pres: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
O povo responde:
Ass: Amém.

O sacerdote, voltado ao povo e abrindo os braços, saúda-o povo.
Pres: A paz esteja convosco!
Ass: O amor de Cristo nos uniu.

3. O sacerdote, diácono ou outro ministro devidamente preparado poderá, em breves palavras, introduzir os fiéis na missa do dia.

ATO PENITENCIAL

Segue-se o Ato Penitencial. O sacerdote convida os fiéis à penitência.

Pres: O Senhor Jesus que nos convida à mesa da Palavra e da Eucaristia, nos chama à conversão. Reconheçamos ser pecadores e invoquemos com confiança a misericórdia do Pai.

Pres: Senhor, nossa paz, tende piedade de nós.
Ass: Senhor, tende piedade de nós.

Pres: Cristo, nossa Páscoa, tende piedade de nós.
Ass: Cristo, tende piedade de nós.

Pres: Senhor, nossa vida, tende piedade de nós.
Ass: Senhor, tende piedade de nós.

Segue-se a absolvição:
Pres: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
Ass: Amém.

RITOS DA POSSE

Convém que o Bispo que iniciou a celebração diga algumas palavras sobre o ministério do Bispo, ao fim de suas palavras, entrega o báculo pastoral ao Eleito, e o entrega sua cátedra.

O Eleito, de mitra, portando o báculo, assenta-se na cátedra. Pode-se cantar um canto apropriado.

O clero se dirige a cátedra para saudar o seu pastor.

Após a saudação, o Chanceler do bispado, ou um outro presbítero designado, lê a Ata da Posse.

Padre Alexsandro Felipe: Aos doze dias do mês de fevereiro do ano dois mil e vinte um, às vinte horas e trinta minutos, no Santuário Eucarístico de São José, Sé Particular, na presença do Beatíssimo Pai, o Papa Júlio e dos demais senhores arcebispos e bispos presentes, na presença ainda dos sacerdotes, religiosos e dos fiéis, tomou posse como Bispo Prelado de Nossa Senhora de Nazaré do Alto Xingu, o Exmo. e Revmo. Sr. Dom Miguel Dolezzio. No início da cerimônia, após a apresentação do novo bispo, feita pelo Santo Padre, o Papa Julio II, este pediu que desse conhecimento a todos os presentes da nomeação canônica de Dom Miguel como bispo prelático. Em seguida, o Sumo Pontífice entregou o báculo pastoral e a cátedra, dando posse ao novo bispo, que concelebrou à Solene Concelebração Eucarística. Para constar foi lavrada a presente ata, que vai por mim assinada, Padre Alexsandro Felipe, testemunha de tal posse, bem como por Dom Miguel Dolezzio, e ainda por todos os demais senhores arcebispos e bispos presentes, pelos membros do Colégio de Consultores e por representantes dos fiéis leigos. 
Xingu, 11 de fevereiro do Ano da Misericórdia de 2021.

Os delegados a assinar a Ata de Posse se dirigem ao local preparado e a assinam.

6. Terminado o hino, de mãos unidas, o sacerdote diz:
Pres: Oremos.
E todos oram em silêncio por um tempo.
Então, o sacerdote abrindo os braços reza a oração conforme abaixo em Oração da Coleta.
Velai, ó Deus, sobre a vossa família com incansável amor; e, como só confiamos na vossa graça, guardai-nos sob a vossa proteção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Ass: Amém.

PRIMEIRA LEITURA
(Gênesis 3, 1-8)

7. O leitor dirige-se ao ambão para a primeira leitura, que todos ouvem sentados.

L: Leitura do livro de Gênesis.
A serpente era o mais astuto de todos os animais dos campos que o Senhor Deus tinha formado. Ela disse a mulher:  "É verdade que Deus vos proibiu comer do fruto de toda árvore do jardim?” A mulher respondeu-lhe: "Podemos comer do fruto das árvores do jardim. Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus disse: Vós não comereis dele, nem o tocareis, para que não morrais.” “Oh, não! – tornou a serpente – vós não morrereis! Mas Deus bem sabe que, no dia em que dele comerdes, vossos olhos se abrirão, e sereis como deuses, conhecedores do bem e do mal.”
A mulher, vendo que o fruto da árvore era bom para comer, de agradável aspecto e mui apropriado para abrir a inteligência, tomou dele, comeu, e o apresentou também ao seu marido, que comeu igualmente. Então os seus olhos abriram-se; e, vendo que estavam nus, tomaram folhas de figueira, ligaram-nas e fizeram cinturas para si. E eis que ouviram o barulho (dos passos) do Senhor Deus que passeava no jardim, à hora da brisa da tarde. O homem e sua mulher esconderam-se da face do Senhor Deus, no meio das árvores do jardim.

L: Palavra do Senhor.
Ass: Graças a Deus.

SALMO RESPONSORIAL
(31/32)

8. O salmista ou o cantor recita o salmo, e o povo o estribilho.

S: FELIZ AQUELE CUJA FALTA É PERDOADA!
Ass:
 FELIZ AQUELE CUJA FALTA É PERDOADA!

S: 
Feliz o homem que foi perdoado e cuja falta já foi encoberta!
Feliz o homem a quem o Senhor não olha mais como sendo culpado e em cuja alma não há falsidade!

S: Eu confessei, afinal, meu pecado e minha falta vos fiz conhecer.
Disse: “Eu irei confessar meu pecado!” E perdoastes, Senhor, minha falta.

S: Todo fiel pode, assim, invocar-vos durante o tempo da angústia e aflição,
porque, ainda que irrompam as águas, não poderão atingi-lo jamais.

S: Sois para mim proteção e refúgio; na minha angústia me haveis de salvar
e envolvereis a minha alma no gozo da salvação que me vem só de vós.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

10. Segue-se o Aleluia ou outro canto.

EU VEJO QUE A JUVENTUDE TEM MUITO AMOR
CARREGA A ESPERANÇA VIVA NO SEU CANTAR
CONHECE CAMINHOS NOVOS, NÃO TEM SEGREDOS
ANSEIA PELA JUSTIÇA E DESEJA A PAZ

MAS VEJO TAMBÉM A DOR DA INSEGURANÇA
QUE DÓI QUANDO É HORA CERTA DE DECIDIR
TEM MEDO DE DEBAIXAR TUDO E ENTÃO SE CANSA
DIZ NÃO AO CAMINHO CERTO E NÃO É FELIZ

11. Enquanto isso, o sacerdote, se usar incenso, coloca-o no turíbulo. O diácono que vai proclamar o Evangelho, inclinando-se diante do sacerdote, pede a bênção em voz baixa:
Diác: Dá-me a tua bênção.

O sacerdote diz em voz baixa:
Pres: O Senhor esteja em teu coração e em teus lábios para que possas anunciar dignamente o seu Evangelho: em nome do Pai e do Filho + e do Espírito Santo.
O diácono responde:
Diác: Amém.

Se não houver diácono, o sacerdote, inclinado diante do altar, reza em silêncio;
Pres: Ó Deus todo-poderoso, purificai-me o coração e os lábios, para que eu anuncie dignamente o vosso santo Evangelho.

EVANGELHO
(Marcos 7, 31-37)

12. O diácono ou o sacerdote dirige-se ao ambão, acompanhado, se for oportuno, pelos ministros com o incenso e as velas, e diz:
Diác ou Sac: 
O Senhor esteja convosco.
Ass: Ele está no meio de nós.
     
O diácono, ou o sacerdote, fazendo o sinal da cruz no livro e, depois, na fronte, na boca e no peito, diz:
Diác ou Sac: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos.
Ass: Glória a vós, Senhor.

Então o diácono ou o sacerdote, se for oportuno, incensa o livro e proclama o Evangelho.

Diác ou Sac: Ele deixou de novo as fronteiras de Tiro e foi por Sidônia ao mar da Galiléia, no meio do território da Decápole. Ora, apresentaram-lhe um surdo-mudo, rogando-lhe que lhe impusesse a mão. Jesus tomou-o à parte dentre o povo, pôs-lhe os dedos nos ouvidos e tocou-lhe a língua com saliva. E levantou os olhos ao céu, deu um suspiro e disse-lhe: "Éfata!", que quer dizer "abre-te!" No mesmo instante os ouvidos se lhe abriram, a prisão da língua se lhe desfez e ele falava perfeitamente. Proibiu-lhes que o dissessem a alguém. Mas quanto mais lhes proibia, tanto mais o publicavam. E tanto mais se admiravam, dizendo: "Ele fez bem todas as coisas. Fez ouvir os surdos e falar os mudos".

13. Terminado o Evangelho, o diácono ou o sacerdote diz:
Diác ou Sac: Palavra da Salvação.
Ass: Glória a vós, Senhor.

O sacerdote beija o livro, rezando em silêncio:
Pelas palavras do santo Evangelho sejam perdoados os nossos pecados.

HOMILIA

14. Nos domingos e festas de preceito, faça-se a homilia, também recomendável nos outros dias.

CANTO DE OFERTÓRIO
NEGRA MARIAMA

NEGRA MARIAMA!
NEGRA MARIAMA CHAMA! (bis)

1. NEGRA MARIAMA CHAMA PARA ENFEITAR
O ANDOR PORTA ESTANDARTE PARA OSTENTAR
A IMAGEM APARECIDA EM NOSSA ESCRAVIDÃO
COM O ROSTO DOS PEQUENOS, COR DE QUEM É IRMÃO

2. NEGRA MARIAMA CHAMA PRA CANTAR
QUE DEUS UNIU OS FRACOS PRA SE LIBERTAR
E DERRUBOU DOS TRONOS OS LATIFUNDIÁRIOS
QUE ESCRAVIZAVAM PRA SE REGALAR

3. NEGRA MARIAMA CHAMA PRA DANÇAR
SARAVÁ ESPERANÇA ATÉ O SOL RAIAR
NO SAMBA ESTÁ PRESENTE O SANGUE DERRAMADO
O GRITO E O SILÊNCIO DOS MARTIRIZADOS

4. NEGRA MARIAMA CHAMA PRA LUTAR
EM NOSSOS MOVIMENTOS SEM DESANIMAR
LEVANTA A CABEÇA DOS ESPOLIADOS
NOSSA COMPANHEIRA CHAMA PRA AVANÇAR

OFERTÓRIO

17. Inicia-se o canto do ofertório, enquanto os ministros colocam no altar o corporal, o sanguinho , o cálice e o missal.

18. Convém que os fiéis manifestem a sua participação, trazendo o pão e o vinho para a celebração da Eucaristia, ou outros dons para auxílio da comunidade e dos pobres.

19. O sacerdote, de pé, toma a patena com o pão e, elevando-a um pouco sobre o altar, reza em silêncio:
Bendito sejais, Senhor, Deus do universo, pelo pão que recebemos de vossa bondade, fruto da terra e do trabalho humano, que agora vos apresentamos, e para nós se vai tornar pão da vida.

Se não houver canto ao ofertório, poderá o sacerdote recitar em voz alta as palavras acima, e o povo acrescentar a aclamação:
Ass: Bendito seja Deus para sempre!

20. O diácono ou o sacerdote derrama o vinho e um pouco d'água no cálice, rezando em silêncio.
Pelo mistério desta água e deste vinho possamos participar da divindade do vosso Filho, que se dignou assumir a nossa humanidade.

21. Em seguida, o sacerdote toma o cálice e, elevando-o um pouco sobre o altar, reza em silêncio:
Bendito sejais, Senhor, Deus do universo, pelo vinho que recebemos de vossa bondade, fruto da videira e do trabalho humano, que agora vos apresentamos e que para nós se vai tornar vinho da salvação.
Coloca o cálice sobre o corporal.

Se não houver canto ao ofertório, poderá o sacerdote recitar em voz alta as palavras acima, e o povo acrescentar a aclamação:
Ass: Bendito seja Deus para sempre!

22. O sacerdote, inclinando, reza em silêncio:
De coração contrito e humilde, sejamos, Senhor, acolhidos por vós; e seja o nosso sacrifício de tal modo oferecido que vos agrade, Senhor, nosso Deus.

23. Se for oportuno, incensa as oferendas e o altar. Depois, o diácono ou o ministro incensa o sacerdote e o povo.

24. O sacerdote, de pé, ao lado do altar, lava as mãos, dizendo em silêncio:
Lavai-me, Senhor, de minhas faltas e purificai-me de meus pecados.

ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS

25. No meio do altar e voltado para o povo, estendendo e unindo as mãos, o sacerdote diz:
Pres: Orai, irmãos e irmãs, para que o nosso sacrifício seja aceito por Deus Pai todo-poderoso.
Ass: Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para a glória do seu nome, para o nosso bem e de toda a santa Igreja.

26. Em seguida, abrindo os braços, o sacerdote reza a oração sobre as oferendas; ao terminar, o povo aclama:
Pres: Senhor nosso Deus, que criastes o pão e o vinho para alimento da nossa fraqueza, concedei que se tornem para nós sacramento da vida eterna. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass: Amém.
PREFÁCIO DOS PASTORES
A presença dos santos pastores na Igreja

Começando a Oração Eucarística, o sacerdote abre os braços e diz:
Pres: O Senhor esteja convosco.
Ass: Ele está no meio de nós.

Erguendo as mãos, o sacerdote prossegue:
Pres: Corações ao alto.
Ass: O nosso coração está em Deus.

O sacerdote, com os braços abertos, acrescenta:
Pres: Demos graças ao Senhor, nosso Deus.
Ass: É nosso dever e nossa salvação.

O sacerdote, de braços abertos, continua o prefácio.
Pres: Na Verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, por Cristo, Senhor nosso. Vós nos concedeis a alegria de celebrar a festa de São Martiniano e fortalecei a vossa Igreja com o exemplo de sua vida, o ensinamento de sua pregação e o auxílio de suas preces. Enquanto a multidão dos anjos e dos santos se alegra eternamente na vossa presença, nós nos associamos a seus louvores, cantando a uma só voz...


CANTO
SANTO

SANTO, SANTO, SANTO, SENHOR, DEUS DO UNIVERSO!
SANTO, SANTO, SANTO, SENHOR, DEUS DO UNIVERSO!
O CÉU E A TERRA PROCLAMAM A VOSSA GLÓRIA.

HOSANA, HOSANA, HOSANA NAS ALTURAS!
HOSANA, HOSANA, HOSANA NAS ALTURAS!
BENDITO O QUE VEM EM NOME DO SENHOR,
EM NOME DO SENHOR!

HOSANA, HOSANA, HOSANA NAS ALTURAS!
HOSANA, HOSANA, HOSANA NAS ALTURAS!

ORAÇÃO EUCARÍSTICA II

O sacerdote, de braços abertos, diz:
Pres: Na verdade, ó Pai, vós sois santo e fonte de toda santidade.
Une as mãos e as estende sobre as oferendas, dizendo:
Santificai, pois, estas oferendas, derramando sobre elas o vosso Espírito, a fim de que se tornem para nós o Corpo e + o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso.
Ass: Santificai nossa oferenda, ó Senhor!
O sacerdote une as mãos.

Nas fórmulas que se seguem, as palavras do Senhor sejam proferidas de modo claro e audível, como requer a sua natureza.
Pres: Estando para ser entregue e abraçando livremente a paixão,
Toma o pão, mantendo-o um pouco elevado sobre o altar, se inclina, e prossegue:
ele tomou o pão, deu graças e o partiu e deu a seus discípulos.
Mostra ao povo a hóstia consagrada, coloca-a na patena, fazendo genuflexão para adorá-la.

Então prossegue:
Do mesmo modo, ao fim da ceia,
Toma o cálice nas mãos, mantendo-o um pouco elevado sobre o altar, se inclina, e prossegue:
ele tomou o cálice em suas mãos, deu graças novamente o deu a seus discípulos.
Mostra o cálice ao povo, coloca-o sobre o corporal, e faz genuflexão para adorá-lo.

Em seguida, diz:
Eis o mistério da fé!
Ass: Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!

O sacerdote, de braços abertos, diz:
Pres: Celebrando, pois, a memória da morte e ressurreição do vosso Filho, nós vos oferecemos, ó Pai, o pão da vida e o cálice da salvação; e vos agradecemos por que nos tornastes dignos de estar aqui na vossa presença e vos servir.
Ass: Recebei, ó Senhor, a nossa oferta!

Pres: E nós vos suplicamos que, participando do Corpo e Sangue de Cristo, sejamos reunidos pelo Espírito Santo num só corpo.
Ass: Fazei de nós um só corpo e um só espírito!

1C: Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja que se faz presente pelo mundo inteiro: que ela cresça na caridade com o papa Júlio, com o nosso bispo Dodô e todos os ministros do vosso povo.
Ass: Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja!

Se o Bispo Diocesano for o primeiro concelebrante:
1C: Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja que se faz presente pelo mundo inteiro: que ela cresça na caridade com o papa Júlio, comigo, vosso indigno servo, e todos os ministros do vosso povo.
Ass: Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja!

2C: Lembrai-vos também dos nossos irmãos e irmãs que morreram na esperança da ressurreição e de todos os que partiram desta vida: acolhei-os junto a vós na luz da vossa face.
Ass: Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos!

3C: Enfim, nós vos pedimos, tende piedade de todos nós e dai-nos participar da vida eterna, com a virgem Maria, mãe de Deus, com os santos apóstolos e todos os que neste mundo vos serviram, a fim de vos louvarmos e glorificarmos por Jesus Cristo, vosso Filho.
Ass: Concedei-nos o convívio dos eleitos!

Ergue o cálice e a patena com hóstia, dizendo:
Pres: Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós, Deus Pai todo poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre.
Ass: Amém!

RITO DA COMUNHÃO

125. Tendo colocado o cálice e a patena sobre o altar, o sacerdote diz unindo as mãos:

Pres: O Senhor nos comunicou o seu Espírito. Com a confiança e a liberdade de filhos, digamos juntos:
Ass: PAI NOSSO, DOS POBRES MARGINALIZADOS
PAI NOSSO , DOS MÁRTIRES, DOS TORTURADOS
TEU NOME É SANTIFICADO NAQUELES QUE MORREM DEFENDENDO A VIDA
TEU NOME É GLORIFICADO, QUANDO A JUSTIÇA É NOSSA MEDIDA
TEU REINO É DE LIBERDADE, DE FRATERNIDADE, PAZ E COMUNHÃO
MALDITA TODA A VIOLÊNCIA QUE DEVORA A VIDA PELA REPRESSÃO
O, O, O, O, O, O, O, O

QUEREMOS FAZER TUA VONTADE, ÉS O VERDADEIRO DEUS LIBERTADOR
NÃO VAMOS SEGUIR AS DOUTRINAS CORROMPIDAS PELO PODER OPRESSOR
PEDIMOS-TE O PÃO DA VIDA, O PÃO DA SEGURANÇA, O PÃO DAS MULTIDÕES
O PÃO QUE TRAZ HUMANIDADE, QUE CONSTRÓI O HOMEM EM VEZ DE CANHÕES
O, O, O, O, O, O, O, O

PERDOA-NOS QUANDO POR MEDO FICAMOS CALADOS DIANTE DA MORTE
PERDOA E DESTRÓI OS REINOS EM QUE A CORRUPÇÃO É A LEI MAIS FORTE
PROTEGE-NOS DA CRUELDADE, DO ESQUADRÃO DA MORTE, DOS PREVALECIDOS
PAI NOSSO REVOLUCIONÁRIO, PARCEIRO DOS POBRES, DEUS DOS OPRIMIDOS
PAI NOSSO REVOLUCIONÁRIO, PARCEIRO DOS POBRES, DEUS DOS OPRIMIDOS
O, O, O, O, O, O, O, O

PAI NOSSO, DOS POBRES MARGINALIZADOS
PAI NOSSO , DOS MÁRTIRES, DOS TORTURADOS

126. O sacerdote prossegue sozinho, de braços abertos:
Pres: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda de Cristo salvador.
O sacerdote une as mãos. O povo conclui a oração aclamando:
Ass: Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre!

127. O sacerdote, de braços abertos, diz em voz alta:
Pres: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade.
O sacerdote une as mãos e conclui:
Vós, que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo.
O povo responde:
Ass: Amém.

128. O sacerdote, estendendo e unindo as mãos, acrescenta:
Pres: A paz do Senhor esteja sempre convosco.
O povo responde:
Ass: O amor de Cristo nos uniu.

130. Em seguida, o sacerdote parte o pão consagrado sobre a patena e coloca um pedaço no cálice, rezando em silêncio:
Pres: Esta união do Corpo e do Sangue de Jesus, o Cristo e Senhor nosso, que vamos receber, nos sirva para a vida eterna.

131. Enquanto isso, canta-se ou recita-se:
Ass: Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.
Essas palavras podem ser repetidas várias vezes, se a fração do pão se prolonga. Contudo, na última vez se diz: dai-nos a paz.

132. O sacerdote, de mãos unidas, reza em silêncio:
Pres: Senhor Jesus Cristo, Filho do Deus vivo, que cumprindo a vontade do Pai e agindo com o Espírito Santo, pela vossa morte destes vida ao mundo, livrai-me dos meus pecados e de todo mal; pelo vosso Corpo e pelo vosso Sangue, dai-me cumprir sempre a vossa vontade e jamais separar-me de vós.
Ou: 
Senhor Jesus Cristo, o vosso Corpo e o vosso Sangue, que vou receber, não se tonem causa de juízo e condenação; mas, por vossa bondade, sejam sustento e remédio para a minha vida.

133. O sacerdote faz genuflexão, toma a hóstia, elevando-a sobre a patena, diz em voz alta, voltado para o povo:
Pres: Felizes os convidados para o Banquete nupcial do Cordeiro. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
E acrescenta, com o povo, uma só vez:
Ass: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo.

COMUNHÃO

134. O sacerdote, voltado para o altar, reza em silêncio:
Que o Corpo de Cristo me guarde para a vida eterna.
Comunga o Corpo de Cristo.
Depois, segura o cálice e reza em silêncio:
Que o Sangue de Cristo me guarde para a vida eterna.
Comunga o Sangue de Cristo.

135. Toma a patena ou o cibório e, mostrando a hóstia um pouco elevada aos que vão comungar e diz a cada um:
O Corpo de Cristo.
O que vai comungar responde:
Amém.
O diácono, ao distribuir a sagrada comunhão, procede do mesmo modo.

136. Se houver comunhão sob as duas espécies, observe-se o rito prescrito.

137. Enquanto o sacerdote comunga do Corpo de Cristo, inicia-se o canto da comunhão.

CANTO DE COMUNHÃO
NEGRO NAGÔ

DANÇA AÍ, NEGRO NAGÔ
DANÇA AÍ, NEGRO NAGÔ
DANÇA AÍ, NEGRO NAGÔ
DANÇA AÍ, NEGRO NAGÔ
OH, OH, OH

1. EU VOU TOCAR MINHA VIOLA
EU SOU UM NEGRO CANTADOR
O NEGRO CANTA, DEITA E ROLA
LÁ NA SENZALA DO SENHOR

2. TEM QUE ACABAR COM ESSA HISTÓRIA
DE NEGRO SER INFERIOR
O NEGRO É GENTE E QUER ESCOLA
QUER DANÇAR SAMBA E SER DOUTOR

3. O NEGRO MORA EM PALAFITA
NÃO É CULPA DELE, NÃO SENHOR
A CULPA É DA ABOLIÇÃO
QUE VEIO E NÃO O LIBERTOU

4. VOU BOTAR FOGO NO ENGENHO
AONDE O NEGRO APANHOU
O NEGRO É GENTE COMO OUTRO
QUER TER CARINHO E TER AMOR

138. Terminada a comunhão, o sacerdote, o diácono ou acólito purifica a patena e o cálice.
Enquanto se faz a purificação, o sacerdote reza em silêncio:
Fazei, Senhor, que conservemos num coração puro o que a nossa boca recebeu. E que esta dádiva temporal e transforme para nós em remédio eterno.

139. O sacerdote pode voltar a cadeira. É aconselhável guardar um momento de silêncio ou recitar algum salmo ou canto de louvor.

ORAÇÃO PÓS COMUNHÃO

140. De pé, junto à cadeira ou ao altar, o sacerdote diz:
Pres: Oremos.
E todos, com o sacerdote, rezam algum tempo de silêncio, se ainda não o fizeram. Em seguida o sacerdote abrindo os braços diz a oração ''Depois da comunhão''.
Ó Deus, vós quisestes que participássemos do mesmo pão e do mesmo cálice; fazei-nos viver de tal modo unidos em Cristo, que tenhamos a alegria de produzir muitos frutos para a salvação do mundo. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass: Amém.

RITOS FINAIS

141. Se necessário, façam-se breves comunicações ao povo.

142. Segue-se o rito de despedida. O sacerdote, abrindo os braços, saúda o povo:
Pres: O Senhor esteja convosco.
Ass: Ele está no meio de nós.

O diácono diz:
Diác: Inclinai-vos para receber a bênção.

O sacerdote abençoa o povo, dizendo:
Pres: Seja bendito o nome do Senhor.
Ass: Agora e para sempre.

Pres:  A nossa proteção está no nome do Senhor.
Ass: Que fez o céu e a terra.

Pres: Abençoe-vos o Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo.
Ass: Amém.

143. Depois, o diácono ou o próprio sacerdote diz ao povo, unindo as mãos:
Pres ou Diác: Levai a todos a alegria do Senhor ressuscitado; ide em paz e que o Senhor vos acompanhe.

O povo responde:
Ass: Graças a Deus.

144. Então o sacerdote beija o altar em sinal de veneração, como no início. Feita a devida reverência, retira-se com os ministros.

145. Caso ocorra ainda alguma ação litúrgica, omite-se o rito de despedida.

CANTO FINAL
PORQUE ELE VIVE

DEUS ENVIOU SEU FILHO AMADO
PARA MORRER NO MEU LUGAR
NA CRUZ PAGOU POR MEUS PECADOS
MAS O SEPULCRO VAZIO ESTÁ 
PORQUE ELE VIVE

PORQUE ELE VIVE 
EU POSSO CRER NO AMANHÃ
PORQUE ELE VIVE
TERMOR NÃO HÁ
MAS EU BEM SEI
QUE O MEU FUTURO
ESTÁ NAS MÃOS DO MEU JESUS
QUE VIVO ESTÁ