Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Mensagem do Papa Júlio para a Quaresma 2021

MENSAGEM DO PAPA
JÚLIO
PARA A QUARESMA 2021

"Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade" (Ef 2,14a)

A todos os filhos e filhas católicos; aos irmãos e irmãs fieis cristãos das mais diversas denominações; e todas as pessoas de boa vontade, saúde e paz!

Anualmente, como forma de preparação para as comemorações da Páscoa de Nosso Salvador, a Igreja Católica oferece-nos um tempo forte que é a quaresma. Reconhecendo nossa pequenez e nossa luta diária contra o pecado que nos afasta de Deus, voltamos nosso espírito para a prática sincera da oração, da penitência e do jejum.

Unidos à esse santo propósito, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e o CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs) nos propõem a Campanha da Fraternidade Ecumênica para este ano de 2021 com o tema: "Fraternidade e diálogo: Compromisso e amor" e o lema: "Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade" (Ef 2,14a).

O chamado para a unidade dos que creem é algo que Nosso Senhor Jesus Cristo clamou ao Pai, antes de ser preso e condenado, em sua chamada Oração Sacerdotal no Getsêmani:  "Pai Santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra, para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste" (cf. Jo 17, 20-23). Não fui nunca o desejo de nosso salvador que os seus discípulos fossem para o mundo sinal de contradição, dividindo-se contra si mesmos. Afinal "todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá" (cf. Mt 12, 25).

Deste modo, percebemos o grande contra testemunho que todos nós crentes temos dado. É preciso focar no que nos une, e não no que divide. É verdade que o diferente nos incomoda, é natural do ser humano. Porém, a fração do pão, sacramento da Eucaristia instituído pelo Mestre, é sacramento de unidade. Vivê-la de modo diferente disso é usurpação do seu significado. É preciso levar a sério a prece eucarística: “E nós vos suplicamos que, participando do Corpo e Sangue de Cristo, sejamos reunidos pelo Espírito Santo num só corpo” (OE II).

O Espirito Deus age das formas mais diversas possíveis, e que fogem de nossa limitada compreensão humana. Querer limitar o poder criador e salvador de Deus é um dos grandes pecados diabólicos que, como Igreja, temos que nos converter. Afinal, a palavra diabo significa dividir. Não é possível acreditar no Deus de amor e Misericórdia, que não quer que nenhum dos seus se perca, mas que se limite à estruturas segregadoras e instituições de poder. 

Que em nossa Igreja Habbliveana, sejamos cristãos de verdade, que não disseminam o ódio, o preconceito, e Fake News contra a iniciativa Ecumênica da Campanha da Fraternidade. Afinal, como já de modo profético, proclamou o Papa Francisco em sua Encíclica Fratelli Tutti no final do ano passado: "As várias religiões, ao partir do reconhecimento do valor de cada pessoa humana como criatura chamada a ser filho ou filha de Deus, oferecem uma preciosa contribuição para a construção da fraternidade e a defesa da justiça na sociedade. O diálogo entre pessoas de diferentes religiões não se faz apenas por diplomacia, amabilidade ou tolerância. Como ensinaram os bispos da Índia, «o objetivo do diálogo é estabelecer amizade, paz, harmonia e partilhar valores e experiências morais e espirituais num espírito de verdade e amor»" [1].

Que nessa quaresma, saibamos viver aquilo que está sendo proposto: construir o diálogo  e a unidade, pois somos um só no amor e na entrega do Cristo Jesus. Negar isso, além de ser contra  Magistério legítimo da Igreja, é ser contra a mensagem do próprio Jesus. Aceitar essa verdade é fundamental para que sejamos autênticos discípulos e missionários do Evangelho, que a todos quer salvar e acolher.

Oração Cristã Ecumênica

Deus nosso, Trindade de amor,
a partir da poderosa comunhão da vossa intimidade divina
infundi no meio de nós o rio do amor fraterno.
Dai-nos o amor que transparecia nos gestos de Jesus,
na sua família de Nazaré e na primeira comunidade cristã.

Concedei-nos, a nós cristãos, que vivamos o Evangelho
e reconheçamos Cristo em cada ser humano,
para O vermos crucificado nas angústias dos abandonados
e dos esquecidos deste mundo
e ressuscitado em cada irmão que se levanta.

Vinde, Espírito Santo! Mostrai-nos a vossa beleza
refletida em todos os povos da terra,
para descobrirmos que todos são importantes,
que todos são necessários, que são rostos diferentes
da mesma humanidade amada por Deus. Amém.

Vaticano, 14 de Fevereiro de 2021.

Júlio

[1] FRANCISCO, Carta Encíclica Fratelli Tutti, sobre a fraternidade e a amizade social, 271 (03 de outubro de 2020).



© Copyright - Libreria Editrice Vaticana