Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Carta da Nunciatura Apostólica do Brasil ao Clero de Manaus


DOM CARLOS CARDEAL MONTANNA
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA
NÚNCIO APOSTÓLICO PARA O BRASIL

Aos diletos diáconos, presbíteros e bispos incardinados na Arquidiocese de Manaus, paz e bem!
 
A Nunciatura Apostólica do Brasil, em espírito de eminente alegria, devido a posse do primeiro arcebispo de Manaus, D. Gabriel Giovanelli, no noroeste do Brasil, dirige-se a todo o clero desta recém-instituída Arquidiocese, de modo a assinalar a importância deste momento em que se inaugura as atividades missionárias in loco

Considerando o mistério da Santíssima Trindade, percebemos que Deus não quis ser sozinho e, portanto, define-se como três pessoas consubstanciais. Na mesma esteira, o apelo de Jesus é para que nos tornemos uma unidade (Jo 17, 22). Assim, o bispo, chamado a ser pastor de um povo, só existe por causa dessa unicidade. Sem dúvidas, não faria sentido um pastor sem as suas ovelhas. Nota-se, portanto, em analogia, que a comunidade é indispensável ao seu guia espiritual. Desnecessário dizer que o clero é chamado a participar da solicitude do seu bispo diocesano e a trabalhar em harmonia com ele. 

Porquanto, a Igreja encontra a sua plenitude missionária quando todos se doam com igual sintonia e ardor mútuo. É inconcebível pensar na missão da Igreja, sem que todos se tornem corresponsáveis por ela. Acima de tudo, é preciso constituir-se como comunidade, querer ser um entre muitos, sabendo que “quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele” (1 Coríntios 12, 26). 

No início de nossa ação pastoral, na Arquidiocese de Manaus, não pode ser diferente. É mister que caminhemos nessa mesma direção, com espírito fraterno, conscientes de que fomos designados para o mesmo propósito: tornamo-nos “um só corpo e um só espírito”, ao difundirmos a mensagem amorosa do Deus que um dia nos chamou para essa honrosa missão. 

Por fim, desejamos boas-vindas aos padres e bispos nomeados para esta província eclesiástica, ao passo que lhes garantimos nossa assistência e fiel oração para essa caminhada de evangelização. De igual modo, parabenizamos, em tempo, a Dom Gabriel Giovanelli pela sua posse, ocorrida na última terça-feira. Que as palavras, aqui ditas, sirvam de inspiração para todos vós.

Dado em Roma, junto a São Pedro, aos 28 dias do Ano Santo e Extraordinário da Misericórdia de 2021, primeiro de nosso pontificado. 

+ Carlos Card. Montanna