Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Carta ao Santo Padre | Por ocasião do seu primeiro mês de Pontificado

 


DOM ARMAND JEAN DU PLESSIS CARDEAL RICHELIEU
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL BISPO DI ÓSTIA
DECANO DO SACRO COLÉGIO DE CARDEAIS


Ao Beatíssimo Pai, o Papa Júlio;

Sua Santidade, é chegado o grande dia em que unidos em comunhão celebramos o vosso primeiro mês de pontificado junto ao clero e aos leigos da Santa Igreja. Há exatamente um mês Vossa Santidade respondia mais uma vez o seu Sim ao chamado e a missão que o Senhor lhe confiou! Não é fácil o exercício diário de nosso ministério, mas Deus não nos concede uma cruz tão pesada a ponto de não podermos carregá-la. Até aqui o Senhor nos ajudou!

Santo Padre, durante este vosso primeiro mês assentado sob à Cátedra de Pedro podemos perceber uma profunda mudança na vida da Igreja. Seu jeito simples e sua maneira de pensar de um modo mais simples, sem tantas burocracias e protocolos nos faz repensar na simplicidade de nossos ministérios ao passo que nos faz imergir num profundo sentimento de ternura sobretudo com os nossos irmãos mais pobres, fragilizados e marginalizados.

O senhor tem nos ensinado a ser um pouco mais humanos, sob os olhares de Deus, aproximando-nos mais da autêntica missão que assumimos que é a de anunciar a palavra de Deus a todos os nossos irmãos e irmãs. Durante as celebrações pontifícias, é forte e tocante o profundo clima de oração que é formado, fazendo com que todos observem e contemplem a beleza e a importância da oração e da vivência em comunidade eclesial.

Não podemos deixar de ressaltar as notáveis mudanças na Cúria Romana e nos Colégios Cardinalício e Episcopal, fruto de uma especial atenção de Sua Santidade para necessárias mudanças nestes. Também não é difícil encontrar Sua Santidade dando atenção aos inúmeros leigos que o procuram e esperam uma palavra de conforto, de carinho, amparo e a sua bênção. Mostra-se um Pontífice humano, capaz de estar sempre mais próximo de seu povo. Um pastor com o cheiro das suas ovelhas!

Vossa Santidade, em nome do Sacro Colégio de Cardeais e toda a Igreja, verdadeiramente o agradeço por assumir a missão de ser o nosso Pastor universal. Não tenhas medo e não se abale diante das dificuldades, pois elas virão isso é fato, mas estamos firmados sob a a rocha que é Pedro, que é a Igreja, que é Cristo.

As nossas mais sinceras congratulações pelo vosso primeiro mês de pontificado e as súplicas de vossa pia Bênção Apostólica.

Filial e fraternalmente;

+ Armand Jean du Plessis Card. Richelieu
Decano do Sacro Colégio de Cardeais