JÚLIO, BISPO
PELA QUAL CRIAMOS A
SERVO DOS SERVOS DE DEUS,
PARA PERPÉTUA MEMÓRIA.
PELA QUAL CRIAMOS A
ARQUIDIOCESE DE MANAUS
Aos diletos filhos que esta nossa Bula obtiverem conhecimento, saúde e paz!
Posto pelos altos desígnios da Divina Providência, ainda que sem merecimento, no exercício do cargo mais relevante da Igreja Militante, voltamos nosso olhar para as terras brasileiras, historicamente católica fervorosa, mas negligenciada em nossa realidade virtual desde os tempos da extinta São Paulo.
Considerando as várias mudanças estruturais que vem sendo realizadas por meio desta Sé Apostólica, situada no Habblive, decretamos que a atual província eclesiástica brasileira, em razão de seus desdobramentos geográficos, pastorais e do crescente número de fiéis, seja erigida como Arquidiocese, de modo que sejam assegurados os serviços missionários que urgem nesse contexto pastoral.
Diante disso, respeitando o parecer dos irmãos no episcopado, nomeamos o Eminentíssimo Sr. D. Ângelo Card. Lucianne como Arcebispo desta recém-criada Arquidiocese, com todos os direitos e deveres consignados no Código de Direito Canônico, a fim de conduzir essa parcela do povo de Deus.
A posse canônica deve ser realizada na igreja Catedral de Manaus, na presença do delegado pontifício Dom Armand Card. Richelieu, em comunhão com os clérigos incardinados nesta Arquidiocese.
Por fim, suplicamos pela intercessão de Nossa Senhora da Conceição, patrona desta Igreja local, que derrame calorosas bênçãos sobre todo o povo.
Revogam-se as decisões em contrário.
Dado em Roma, junto a São Pedro, no dia 03 de janeiro do Ano Santo da Misericórdia de 2021, primeiro do nosso Pontificado, na Solenidade da Epifania do Senhor.
+ Júlio Pp.
Bispo de Roma