Na audiência concedida a toda imprensa italiana no saguão principal da Sede da Secretaria de Estado do Vaticano com a presença de S.E.R. Dom Gabriel Souza Cardeal Giovanelli, responsável pela Secretaria de Estado do Vaticano juntamente a Vossa Santidade o Papa Leão, ficou-se claro o fim de um ciclo entre a Santa Sé e a Emissora de TV SBT no qual ambas tinham uma parceria.
O Secretario de Estado do Vaticano, Cardeal Giovanelli, afirmou que "a Igreja é uma instituição que visa as obras de misericórdia e que nunca foi escrava da emissora de TV", o mesmo ainda afirmou que o sr. Silvio Santos do grupo SBT nunca levou a sério a prática das transmissões e com o tempo este contrato foi se complicando, ambas as partes não se entendiam mais. O mesmo ainda assegurou que os Padres não são "capachos" da emissora, o cardeal usou este termo, para facilitar o entendimento dos que ali se faziam presentes.
Os advogados da Santa Sé ainda afirmaram e garantiram total cuidados para este caso, e concluíram dizendo que farão justiça aos olhos de Deus e dos homens a estes ataques a Igreja através da emissora de TV SBT, e com isto a coletiva de impressa foi dada por encerrada.
O presente Rescrito será promulgado através da publicação em “L’Osservatore Romano”, entrando em vigor no dia 11 de Novembro de 2020, e sucessivamente publicado na Acta Apostolicae Sedis.
Vaticano, 12 de Novembro de 2020.
D. Antônio Llovera
Secretário