Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Decreto de Afastamento - D. Gabriel Card. Giovanelle

 

LEO, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI

Aos que destas letras apostólicas obtiverem conhecimento, saúde e paz!

Tendo notado recentemente o relaxamento e ausência por parte do Senhor Cardeal Dom Gabriel Giovanelle com relação as Celebrações Pontifícias no que se refere a comunhão com o Sumo Pontífice e com o Colégio de Cardeais. Destarte para o não comparecimento do referido purpurado a Celebração Eucarística e Imposição do Pálio Pastoral ao Decano do Sacro Colégio de Cardeais. Este ato para nós é visto como falta de comunhão, uma vez que os demais Cardeais fizeram-se presentes. Cabe ressaltar a total ausência de uma justificativa plausível e com antecedência do referido Cardeal para o não comparecimento nesta solene ocasião.

Recordamos ainda nosso último Decreto Pontifício ''Amore et Rectam'', ainda em vigor, que alerta e determina ao Colégio de Cardeais:

''O Cardeal que, seja qual for a sua dignidade, ausentar-se de até duas celebrações pontifícias sem prévia justificativa, salvo casos de emeritação ou licença, perderá a dignidade cardinalícia. Ressaltam-se aqui os escritos evangélicos de São Lucas, capítulo 12, versículo 48: ''Portanto, todo aquele a quem muito foi dado, muito mais será pedido; a quem muito foi confiado, dele será exigido muito mais...''.

Tendo em vista todas as falhas e erros por parte do supramencionado determino no uso de minha autoridade pontifícia a SUSPENSÃO DO USO DE ORDENS de Dom Gabriel Souza Card. Giovanelle proporcionando-lhe uma segunda oportunidade de repensar no seu erro e falta de zelo pastoral. Fica o purpurado impedido de tomar parte de qualquer ação sacramental, ouvir confissões ou tomar quaisquer determinações administrativas no que diz respeito as suas funções na Cúria Romana.

A suspensão fica imposta até a próxima sexta-feira (6), às 20h, quando pois o Eminentíssimo Cardeal deve retornar ao pleno exercício de suas funções pastorais e espirituais.

Dado no Gabinete Pontifício, aos 05 dias do mês de Novembro do ano de 2020, na memória litúrgica de São Zacarias e Santa Isabel, primeiro do meu Pontificado.

+ Leão Pp.
Pontifex Maximus