Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Decreto - Demissão do Deão do Sacro Colégio dos Cardeais

 

LEO, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI

A todos os que este nosso decreto virem, saudação e bênção no Senhor.

O Sacro Colégio dos Cardeais, ornado por suas honrarias, é também conhecido por colégio dos príncipes da Igreja por sua dignidade e natureza. Na cooperação da coordenação deste colégio o Pontífice conta com o auxílio do Decano, conhecido como primeiro entre os pares; conforme a seção 4 do cânon 350 o decano do colégio detém o título de Óstia, juntamente com qualquer outro que já possua, mantém, portanto, o título de sua anterior diocese suburbicária, acumulando-o com o de Óstia. Assim tem sido desde 1914, por decreto do Papa Pio X. No passado, os decanos, à partir do ano de 1150 cediam seu título precedente pelo título conjunto de Óstia.

Vendo a necessidade maior da Igreja e após analisar, que existia inúmeras desavenças correspondentes ao interior do Sacro Colégio dos Cardeais, e eu, como Sumo Pontífice tive que tomar uma postura perante a isto. Entretanto, foi-se observado a situação apresentada pelo eminentíssimo cardeal D. Gabriel Souza Giovanelli, que muito colaborou conosco em seu tempo à frente deste decanato, mas, no momento presente, não podendo corresponder de forma devida necessidades da Santa Igreja do ofício do qual exerce pela qual se aproxima de atingir a idade máxima em sua vida ministerial, DECRETO a demissão do supracitado cardeal de seus ofícios administrativos e pastorais referentes ao decanato do Sacro Colégio Cardinalício.

Isto posto, gozando de minha autoridade apostólica, orientado e firmado no magistério da Santa Igreja, NOMEIO o eminentíssimo Cardeal D. Jorge Orsini para o oficio de decano do Sacro Colégio Cardinalício assumindo assim as funções cabíveis pertencentes ao Cardeal Giovanelli, à partir do presente momento, passando a gozar do titulo di Óstia.

Em suma, prestamos nossos agradecimentos a D. Gabriel Souza Card. Giovanelli por seus trabalhos pastorais e administrativos realizados junto a esta Sé Apostólica. Pedimos a intercessão da Virgem Maria, a Senhora Aparecida, mãe da Igreja e todas as vocações que rogue e que sempre conduza este nosso filho, que hoje com jubilo encerra suas atividades frente a este colégio cardinalício. 

Dado em Roma, junto a Sé de Pedro, ao dia 10 do mês de Outubro do ano de 2020, na memória litúrgica de São Francisco Borja, primeiro de nosso Pontificado.

+ Leão Pp.
Sumo Pontífice