Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Carta Unitas Clerici - Sobre a Unidade do Clero


DOM JOSÉ MARIA DA CRUZ
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
BISPO TITULAR DE ALBA
PREFEITO DA CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ
 
"Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo. Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito." (Jo 12,12-13)  

A Igreja, tendo o olhar fixo em Cristo Senhor, dirige-se com amor materno a todos os homens, para anunciar-lhes o inteiro desígnio de Aliança do Pai que, mediante o Espírito Santo, deseja submeter tudo a Cristo (Ef 1,10). Irmãos, a igreja foi feita na caridade e na felicidade. Entretanto, alguns irmãos se perdem no caminho, se rendendo à tentação de Lúcifer. Porém, como irmãos em Cristo Jesus, devemos resistir às tentações e seguir a Deus. Com os recentes ataques recebidos a esta Sé Apostólica, surge a necessidade de se escrever uma carta em resposta a estas ovelhas perdidas (Ma 18,12-14). 

Portanto, mesmo com este longo e doloroso caminho que estes nossos irmãos sedentos caminham, ORIENTAMOS e ORDENAMOS que todos os católicos se mantenham em unidade com o papa Leão, como sucessor legítimo de São Pedro, devendo obedecer e cumprir tudo o que ordenar, pois "Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha igreja" (Ma 16). Ressaltamos, ainda, que estes nossos irmãos podem se redimir para com esta Sé Apostólica, afirmando comunhão com o legítimo sucessor de Pedro, pois devemos perdoar "70 x 7 vezes" (Ma 18, 21-22), desde que provem o arrependimento verdadeiro e proclamem sua comunhão para com esta Cátedra.

Dado e passado em Roma, na sede desta Congregação, aos quatro dias do mês de outubro do ano do Senhor de 2020.

+ D. José Maria da Cruz
Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé