CARTA
MAGNUS DUX AD CELEBRATIONES
GUIA PARA AS GRANDES CELEBRAÇÕES
LITÚRGICAS
Prot. N. 315/10
A reflexão sobre a atenção necessária a dar às celebrações litúrgicas particulares nas quais, além de um grande número de fiéis, há também muitos sacerdotes concelebrantes, já havia sido considerada pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos depois das observações sobre este tema, surgidas ao longo da historia do clero presente no Habblive Hotel, portanto, retomadas no n. 61 da Exortação Apostólica Sacramentum caritatis de Bento XVI.
Depois de ouvir as opiniões de consultores e especialistas, bem como de Organizações da Sé Apostólica envolvidas neste assunto, uma primeira contribuição, intitulada "As grandes celebrações: uma reflexão permanente", foi oferecida em Lisboa (2020), quando a Igreja ainda era somente um Patriarcado.
A atenção ao assunto continuou até a preparação deste "Guia para grandes celebrações" que agora se publica em forma de Carta e Decreto. O texto, submetido várias vezes ao Emmos. Membros do Dicastério, receberam a opinião positiva do Emmos. Os pais na Reunião Ordinária de 03 de setembro de 2020 e receberam a aprovação do Santo Padre Leão na audiência concedida ao Card. Prefeito em 04 de Setembro de 2020.
Esta Congregação espera que o Guia, no qual se recordam os critérios, indicações e sugestões contidas nas normas vigentes, contribua eficazmente tanto para a preparação diligente como para a celebração fecunda dos santos mistérios em circunstâncias particulares, caracterizadas pelos elevados número de sacerdotes e fiéis leigos participantes.
Na Sede da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, no dia 05 de Setembro de 2020, no pontificado de Leão.
+ Gabriel Souza Card. Giovanelli
Pref. Cong. para o Culto Divino e Sacramentos
+ D. Francesco Monteiro
Secretário da Cong. para o Culto Divino e Sacramentos