BULA PONTIFÍCIA
CAELUM IMPERIUM
LEO, BISPO
PELA QUAL FECHAMOS A
ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO
LEO, BISPO
SERVO DOS SERVOS DE DEUS,
PARA PERPÉTUA MEMÓRIA.
PELA QUAL FECHAMOS A
ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO
Da Cátedra de São Pedro, que por providência divina recebemos, voltamos nossos olhares aos serviços da Santa Igreja e todas as suas necessidades, nesta esfera em que habitualmente vivemos.
Voltamos nosso olhar para as necessidades da Igreja presente em São Paulo. Esta Igreja, muito estimada por esta Sé, nasce à partir da devoção à São Paulo, Apóstolo. A histórico e belíssima Catedral, construída para o culto da Mãe de Deus, deu origem a esta Arquidiocese presente no Brasil, com o intuito de gerar frutos para a messe divina.
Entretanto, durante certo tempo, o pastoreio desta venerada Arquidiocese foi relegado e, por vezes, deixado de lado. Neste momento da Igreja, observa-se que é preciso “avançar para águas mais profundas” (Lc 5, 1-11).
Portanto, DECRETAMOS o FECHAMENTO da Arquidiocese de São Paulo e ORDENAMOS a transferência imediata e o regresso de todos os clérigos outrora incardinados nesta Arquidiocese à Diocese de Roma.
Agradecemos os trabalhos e os esforços desenvolvidos pelo então Arcebispo Metropolitano D. Keccio Card. Santtos e aos Padres que labutaram nesta circunscrição particular, rogando que os atuais sigam trabalhando em nossa localidade, de acordo com nossas determinações.
Dado em Roma, junto de São Pedro, aos 09 dias do mês de Setembro do ano de 2020, primeiro do meu Pontificado.
+ Leão Pp.
Sumo Pontífice