Este site não pertence à Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela no Habblive Hotel, sem compromisso com a realidade.

Mensagem por ocasião do Dia dos Padres - Memória de São João Maria Vianney

DOM CARLOS CARDEAL MONTANNA
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL BISPO DE ALBANO E ÓSTIA
DECANO DO SACRO COLÉGIO DE CARDEAIS 
Prezados padres,

Hoje a Igreja celebra o patrono dos sacerdotes: São João Maria Vianney. Um francês inculto, simples, com uma oratória quase trivial, foi escolhido por Nosso Senhor, a fim de dar um testemunho de fé, despojamento e mortificação para um mundo que vivia a Revolução Francesa, num século onde a corrupção e a soberba alteraram o coração da humanidade.

Esse homem, que no início de seu processo formativo, pensava que não seria admitido no Seminário, devido aos seus parcos conhecimentos, tornou-se fonte de inspiração para os padres do futuro, os padres de hoje. Ele, de fato, compreendeu aquelas palavras das sagradas escrituras: "Aquilo que ocultastes aos sábios e aos prudentes, quisestes revelá-lo aos pequenos" (Mt 11, 23). 

O cura D’Ars soube confiar em Jesus, que nunca o desamparou, gravando em seu coração tudo aquilo que ele deveria ensinar para os seus paroquianos. Era um homem piedoso e, portanto, dotado da inteligência que emana do coração de Deus: "a piedade é a sabedoria" (Jó 28, 28).

Na escola de Jesus, o santo de Ars aprendeu a viver o seu ministério, prostrando-se diante do Divino Mestre, nos santos tabernáculos, onde passava grande parte de seu tempo. Não foi nas bibliotecas e, tampouco, nas escolas do mundo que ele aprendeu a verdadeira sabedoria evangélica. Dizem, os seus biógrafos, que a fé era a sua ciência.

Não podemos olvidar, diante disso, as palavras de Santo Agostinho, em suas confissões: infeliz é o homem que conhece todas as ciências humanas, tudo aquilo que é imanente, mas não conhece Jesus; feliz, ao contrário, é aquele que O conhece, embora desconheça as coisas do mundo.

O povo de Ars encontrou em seu pároco um autêntico testemunho de seguimento a Nosso Senhor. Tamanha era a admiração de suas ovelhas que, no episódio em que São João Maria Vianney cogitava em ir para um mosteiro Trapista, viver na solidão absoluta, essa comunidade trancou todas as fronteiras de Ars, a fim de manter o venerado pastor junto de si. Quanta santidade exalava esse pobre sacerdote da Vinha do Senhor!

Neste dia, em que comemoramos o ministério dos padres, encontramos, nesse santo sacerdote, o modelo de pastor que a Igreja necessita, que a comunidade cristã precisa. A nossa missão é, inegavelmente, mostrar o caminho do Céu: através de nossas palavras e, sobretudo, de nosso exemplo de vida, concretizado no serviço aos irmãos e irmãs e no amor incondicional as coisas que são de Deus.

Por fim, parabenizamos a todos os presbíteros da Igreja no Habblive. Que Cristo, o Bom Pastor, sustente a missão de cada um, onde quer que estejam, pois, afinal, ensina São João Maria Vianney: o sacerdote é o amor do Coração de Jesus. Quando virdes um padre, pensai em Nosso Senhor Jesus Cristo."

Fraternalmente,
+ Carlos Montanna
Cardeal Decano