LEO, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
Ao dileto filho Dom Jorge Maria, Bispo da Santa Igreja Romana, até aqui Bispo de Jaén, paz, saúde e bênção apostólica.
Desta cátedra de São Pedro, que por ação do Divino Espírito Santo sobre o colégio apostólico nos fora entregue, temos o dever grandioso de atender as necessidades da Santa Igreja em toda sua dinâmica universal, fazendo com que olhemos todas as ordens eclesiásticas, e de maneira muito privilegiada, nossos irmãos no ministério apostólico.
A tradição da Igreja nos legou a presença constante de homens capazes, que sempre cooperaram com o Sucessor de Pedro no pastoreio de toda a Igreja, em tempo adequado chamou-se a estes bispos pelo titulo de cardeais, ao passo que intensificou-se mais ainda os serviços destes junto dos Pontífices.
A ti, caríssimo filho, sabemos dos trabalhos que tens desenvolvido em favor da evangelização desde teu presbiterado, destacou-se no especial cuidado pelo povo de Deus, mostrou-se afável pastor enquanto pastoreia o povo na Igreja Particular de Jaén, na Espanha, e destacou-se pela boa relação com teus superiores e inferiores.
Desta maneira, vemos-te ornado das particularidades e prerrogativas devidas para um Cardeal, e tendo em vista o cuidado de todo o povo, decidimos associar-te ao Sacro Colégio de Cardeais, e criamos-te Cardeal, concedendo-lhe o titulo de Cardeal Proto-Diácono di Ss. Nominis Iesu, e estabelecendo-te com a prerrogativa de cardeal-eleitor.
Concedo-te finalmente, mui estimado filho, a desejada bênção apostólica e exorto-te a permanecerdes fiel ao sagrado múnus de pastor que tens cumprido com êxito ao longo de teu ministério.
Dado e passado em Roma, junto de São Pedro, aos 16 dias do mês de Agosto do ano de 2020, primeiro do nosso pontificado.
+ Leão Pp.
Sumo Pontífice