PAULUS, EPISCOPVS
SERVUS SERVORUM DEI
Roma, 08 de Março de 2018
A todos que este DECRETO lerem, saúde e bênção.
O templos são sinais de que há lugar para Deus e ajudam a testemunhar a fé na primazia de Deus em nossa vida pessoal e social. No ritmo frenético e, muitas vezes, desumano, de nosso dia-a-dia, as igrejas oferecem oásis de serenidade, onde as pessoas podem repousar e saciar sua sede de Deus e reencontrar o sentido da vida na acolhida da Palavra de Deus, na oração e na celebração dos Divinos Mistérios. Ali, reencontram-se também com a comunidade de irmãos, superando suas solidões e a abandonos.
É costume antiguíssimo na Igreja de Cristo que sejam reconhecidas como Basílicas, aquelas igrejas principais da cristandade, por seu valor de fé, cultural e histórico. A venerável Paróquia Bom Pastor, desde os tempos de meu predecessor, o Papa Sávio, vem sido agraciada com especiais bênçãos pontifícias, em virtude de sua grande contribuição ao povo habbliviano, na manutenção e promoção das pias e santas tradições e devoções populares do nosso povo cristão.
Nos dias atuais, o verdadeiro papel da Igreja tem se confundido com tarefas que de fato não pertencem a ela. Todavia, essa confusão tem tirado o foco daquilo pelo qual realmente deve representar a Igreja na Terra. Essa distorção abrange tanto como o mundo a enxerga e também como a Igreja mesmo se vê.
"A Igreja é o principal agente de Deus na Terra para a execução do seu plano de estabelecimento do seu Reino. Ela é um organismo espiritual porque o evangelho é um plano essencialmente espiritual do Senhor para a humanidade."
Diante de todo exposto, e reconhecendo na Igreja paroquial do Bom Pastor muitos frutos pastorais, espirituais e culturais para todo povo fiel, DECRETO a elevação da Matriz paroquial à dignidade de SANTUÁRIO DO BOM PASTOR. A celebração da elevação seja realizada pelo Bispo Auxiliar de Belém Dom Gabriel Souza Giovanelli, na data mais conveniente aos paroquianos e devotos.
Também por este ato, CONCEDO o título de JUBILEU à festa anual do padroeiro, com a concessão de INDULGÊNCIA PLENÁRIA á todos que dele participarem, cumprindo aquilo que já é de costume para lucrar as indulgências, a saber: confessar-se, comungar, rezar nas intenções do Papa, e visitar o Santuário do Bom Pastor.
Sem mais, rogo à Imaculada Conceição que continue nos guiando em nossa caminhada neste mundo sendo, ao seu exemplo, fieis discípulos e missionários do Mestre Jesus.
Dado e passado em Roma, aos 07 dias do mês de Março do ano de 2018, memória litúrgica de Santo Adolfo de Osnabrueck, primeiro de nosso pontificado.
+ Paulus Pp.
Sumo Pontífice